O liquidificador é um utensílio presente em muitas cozinhas ao redor do mundo, dado que serve para triturar inúmeros alimentos. Apesar de ser reconhecido pelos sucos e outras bebidas, também facilita o preparo de molhos, sopas e até massas simples. Sendo assim, manter seu pleno funcionamento garante que determinados processos culinários não sejam comprometidos.
Veja também: Receita de brownie de frigideira: espetacularmente deliciosa
Como saber se o seu liquidificador está bom
Algumas pessoas, para perceber se a lâmina ainda está funcionando, colocam a mão no objeto. No entanto, não é preciso pensar demais a ponto de entender porque essa ideia não aparenta ser boa.
Ainda que seja antigo, um corte no dedo oferece vários riscos e se estiver ligado à tomada, acidentes graves podem acontecer, então recorra a outros métodos. Nesse caso, apenas observe se o aparelho permanece triturando os ingredientes sem dificuldade.
Aumentando a durabilidade
Ao perceber que o liquidificador está enguiçando ou deixa pedaços, impedindo a formação de misturas homogêneas, é o momento de realizar a manutenção. Contudo, lembre-se de mantê-lo limpo, guardado em um local seguro e com menores chances de queda. Para melhorar a performance, reserve casca de ovos, lave-as e bata de 2 a 3 minutos nos pedaços, levando após o uso.
Tenha cuidado com os preparos
A casca de ovo vai ajudar a afiar as lâminas, deixando-as mais afiadas e totalmente renovadas. Alguns modelos, considerando as marcas disponíveis, permitem a troca da válvula central. Porém, é preciso reforçar a atenção ligada à própria segurança, já que existem profissionais técnicos que fazem esse tipo de serviço, que também acaba sendo econômico visto que uma nova compra geraria gastos elevados.
Esses truques te ajudam a ter uma postura mais econômica dentro de casa, eliminando custos desnecessários. Cuide bem dos seus eletrodomésticos, para que eles durem o máximo possível, ajudando a preparar as refeições do dia a dia, garantindo praticidade e menos esforço manual.