O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento do 13º salário para milhões de segurados neste ano. Contudo, uma parte dos aposentados e pensionistas atendidos pela autarquia ainda não recebeu a gratificação natalina.
Leia mais: 14º SALÁRIO do INSS: idosos vão poder sacar o benefício ainda em 2022?
É o caso daqueles que entraram na folha de pagamento de benefícios previdenciários a partir do mês de maio, quando os repasses já haviam sido encerrados. A liberação das duas parcelas do abono ocorreu em abril e junho.
O 13º salário do INSS é pago tradicionalmente em duas parcelas equivalentes a 50% do valor do benefício cada, assim como ocorre com os trabalhadores. A primeira não pode ter nenhum desconto, mas a segunda vem com abatimentos como o Imposto de Renda.
13º salário em novembro
Para o grupo que começou a receber aposentadoria, pensão ou outro auxílio a partir de maio, o pagamento será feito em cota única, no mês de novembro. O depósito ocorrerá juntamente com o benefício competente ao próximo mês, seguindo o calendário divulgado pela autarquia.
Os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe valores acima do piso nacional. Eles são escalonados de acordo com o final do seu número de benefício, sem considerar o dígito. Confira as datas de pagamento do 13º em cota única:
Ganha um salário mínimo
- Benefício final 1: dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: dia 1 de dezembro;
- Benefício final 7: dia 2 de dezembro;
- Benefício final 8: dia 5 de dezembro;
- Benefício final 9: dia 6 de dezembro;
- Benefício final 0: dia 7 de dezembro.
Ganha mais de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: dia 1 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: dia 2 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: dia 5 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: dia 6 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: dia 7 de dezembro.
Consulta ao 13º salário do INSS
Para obter mais informações sobre o 13º e demais parcelas de benefícios previdenciários, acesse o site meu.inss.gov.br, baixe o aplicativo Meu INSS ou ligue para o telefone da Previdência Social (número 135).