scorecardresearch ghost pixel



13º salário do BPC tem previsão de pagamento? Entenda

O décimo terceiro salário do BPC é uma cobrança antiga dos beneficiários. Alguns projetos lutam por essa conquista. Veja como está o andamento do pedido.



O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. O recurso é diferente da aposentadoria. Por essa razão, muitos beneficiários buscam a conquista do décimo terceiro salário pelo BPC. Saiba se o valor foi cancelado.

Leia mais: Justiça permite trocar a pensão por morte pelo BPC; veja as vantagens

Por ser um benefício assistencial, o BPC não depende das contribuições feitas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ser pago ao cidadão. Por outro lado, não paga décimo terceiro salário e não deixa pensão por morte para ninguém, sendo um benefício direcionado apenas à pessoa que o recebe. Não para os familiares.

13º salário do BPC

Apesar de não ter a previsão de pagamento de um possível décimo terceiro, muitos beneficiários aprovam a ideia do valor extra, principalmente diante da alta inflação. Os projetos apresentados até agora para criar o 13º salário do BPC foram todos barrados. A luta considera a importância do recurso para muitas famílias. A renda mensal do benefício chega a representar até 80% da renda das famílias.

Mais uma proposta tenta criar o décimo terceiro salário do BPC. O texto é de autoria do deputado Capitão Aberto Neto. O projeto número 2348/2022 altera a lei 8742 de 1993 e defende a inclusão dos beneficiários.

É o mais atual em relação ao tema. Há anos é defendido o pagamento do salário extra para os beneficiários, mas ainda sem muitos avanços. É por isso que, ao menos por enquanto, os beneficiários não podem contar com um valor extra de pagamento, mas isso não tira a expectativa pela aprovação do projeto.

É importante acompanhar as atualizações sobre a proposta para ficar por dentro das novidades do benefício.

Lembrando que para ter direito ao BPC é exigido que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que um quarto do salário mínimo. Além da renda, aqueles com deficiência têm de passar pela avaliação médica no INSS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário