A Caixa Econômica Federal autorizou o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os nascidos em novembro. O resgate está disponível a partir desta terça-feira, 1º, e segue até 31 de janeiro de 2023.
Leia mais: Novidade no FGTS deve facilitar a compra da casa própria
O aniversariante deste mês que ainda não aderiu à modalidade pode solicitar a migração até o último dia útil para sacar os valores ainda neste ano. Para quem fizer a adesão a partir de dezembro, o resgate só ficará disponível no próximo ano.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O trabalhador que escolhe essa modalidade ganha o direito de retirar um percentual do saldo de suas contas vinculadas todos os anos, no mês de seu aniversário. Por outro lado, ele abre mão de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa, mas mantém a multa de 40%.
O valor da retirada varia de acordo com a quantia guardada nas contas ativas e inativas do FGTS, podendo ou não haver acréscimo de uma parcela adicional fixa. Confira a tabela:
Calendário do saque-aniversário do FGTS
O prazo para sacar o dinheiro começa no primeiro dia útil do mês de nascimento do cotista e termina no último dia útil do segundo mês subsequente. Sendo assim, o tempo total é de três meses. Confira o calendário:
Como aderir
A adesão ao saque-aniversário pode ser feita por meio do site ou aplicativo FGTS, de forma 100% digital. Se preferir, o interessado pode realizar a mudança em uma agência bancária da Caixa.