Pesquisas recentes mostram que mulheres com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são mais propensas a apresentar problemas com a autoestima. Elas costumam entrar em um ciclo de negatividade que pode durar muito tempo. Essa situação é chamada também de ciclo de feedback autocrítico.
Veja também: Quem tem TDAH pode pedir um tempo maior na prova teórica do Detran?
Mulheres com TDAH enfrentam mais problemas de autoestima
Para entender o porquê mulheres com TDAH se tornam mais tristes do que os homens, é necessário compreender alguns fatores sociais. As mulheres são frequentemente socializadas para agradar os outros e cuidar deles – emocionalmente, fisicamente e psicologicamente.
Sua autoestima está muitas vezes ligada ao que as pessoas pensam sobre eles e quantos amigos (reais ou virtuais) eles têm. Isso acontece mesmo em detrimento da singularidade de seus talentos inatos e traços pessoais.
Mulheres com TDAH, já sensíveis a feedback ou rejeição, muitas vezes interpretam as coisas de forma mais negativa e pessoal do que a situação exige. Elas são especialmente vulneráveis à baixa autoestima internalizada. É isso o que apontam os estudos recentes sobre o tema.
Veja como superar os efeitos negativos do TDAH em mulheres
Existem algumas dicas que podem ajudar mulheres com TDAH a superarem a negatividade e a baixa autoestima.
1 – Ressignifique a negatividade
Embora seja irreal eliminar completamente o pensamento negativo, você pode aprender a reduzir o poder que ele exerce. Isso é crucial para promover a autoestima e a resiliência – duas questões-chave para as mulheres com TDAH.
2 – Cuidado com as crenças limitantes
Algumas crenças internas colocam suas capacidades em cheque e lembre-se que ninguém, além de você, é capaz de exercer julgamento sobre sua própria vida. Se faça algumas perguntas, como “quais das minhas qualidades são mais significativas para você?”.
3 – Entenda que os sentimentos são apenas parte do ser
Seus sentimentos fazem parte de você, mas estão longe de representar tudo o que você é. Entenda isso, aprende a sentir, identificar e mudar o sentido de alguns sentimentos.
4 – Utilize a mentalidade positiva
Crie frases e construa pensamentos positivos, que podem te motivar em momentos críticos de alta negatividade.
Lembre-se sempre de contar com a ajuda de algum especialista no assunto. Essa pessoa poderá oferecer tratamentos eficientes para o TDAH.