scorecardresearch ghost pixel



Médicos estabelecem relação entre o TikTok e o TDAH

Estudiosos ligaram os pontos e estabeleceram uma relação surpreendente entre o TikTok e o TDAH. Entenda como esse transtorno se conecta com uma das redes sociais mais populares.



O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um quadro de saúde popularizado recentemente. Ele está cada vez mais presente na timeline e no feed de diversos usuários de redes sociais pelo mundo inteiro. Inclusive, não é à toa, já que muitos especialistas apontam a relação entre redes sociais como o TikTok e o TDAH.

Veja também: Utilidade: 7 melhores extensão para o Chrome em 2022

O que é o TDAH?

De modo geral, o transtorno costuma se manifestar com sinais de inquietude, impulsividade e dificuldade de concentração. O paciente apresenta muita resistência a permanecer focado em uma tarefa específica. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade de aprendizado e impõe diversos desafios para a vida profissional e social.

As causas do problema podem estar ligadas tanto a fatores genéticos quanto a alterações de neurotransmissores. No caso, a dopamina e a noradrenalina são as principais causadoras da doença, sendo que elas são responsáveis pela conexão de neurônios na região frontal do cérebro. Alterações dessa natureza podem relacionar o TikTok e o TDAH, por exemplo.

Relação de conscientização: TikTok e TDAH

Diversos médicos têm relatado o surgimento de mais casos de TDAH nos últimos dois anos, especialmente durante a pandemia. Autor de um estudo sobre o tema, o médico Anthony Yeung, acredita que o TikTok e o TDAH estejam relacionados de um modo íntimo atualmente. Com a popularização do tema, mais pessoas têm procurado os consultórios médicos.

Em outras palavras, pessoas jovens conseguem se identificar como portadores do transtorno e buscam por ajuda. A hashtag #ADHD é a representante do tema em alguns países que falam a língua inglesa, por exemplo. Ela figurou nos trends do TikTok estrangeiro por algum tempo.

Diversos vídeos dentro da plataforma trazem depoimentos e incentivo para que os jovens assumam a condição e busquem ajuda. Assim, ao mesmo tempo que o mundo digital pode prejudicar questões mentais, ele também tem um imenso potencial de conscientização. O desafio agora é conseguir lidar com o reflexo dos últimos anos para quem sofre com TDAH.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário