scorecardresearch ghost pixel



App que identifica doenças pode diagnosticar Alzheimer e TDAH

É por meio do sensor infravermelho da câmera do celular que o programa trabalha. O app que identifica doenças como Alzheimer e TDAH pode chegar ao público geral em breve.



A tecnologia é imparável e seus avanços conseguem ser cada dia mais surpreendentes. Prova disso é um aplicativo capaz de tirar fotos dos olhos de uma pessoa e saber se ela é portadora de Alzheimer ou de TDAH, por exemplo.  O app que identifica doenças pode atuar como diagnóstico preciso e possibilitar o tratamento adequado de forma rápida.

Veja também: Auxílio-doença está com novas regras; veja como pedir

App que identifica doenças mentais pode revolucionar o diagnóstico?

O app que identifica doenças foi projetado e desenvolvido pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA). Ele utiliza o sensor de ondas infravermelhas instalado nos celulares mais recentes. A própria câmera frontal dos aparelhos conta com esse tipo de dispositivo.

 

O app pode identificar doenças como Alzheimer e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os pesquisadores divulgaram o aplicativo no último dia 29 de abril. “Esperamos que isso abra as portas para novas explorações do uso de smartphones para detectar e monitorar possíveis problemas de saúde mais cedo”, relatou em comunicado o chefe do estudo, Colin Barry.

Solução pode democratizar saúde por meio de app que identifica doenças

Já existem dispositivos leitores de retina que identificam diabetes e vários outros problemas de saúde. No entanto, o uso de um app para identificar doenças pelo celular parece ser algo novo e surpreendente.

A descoberta não auxiliaria apenas os médicos, mas os próprios pacientes poderiam fazer um autocontrole. Assim, a ajuda médica seria buscada de uma maneira mais assertiva pelas pessoas.

 

“Para nós, um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de tecnologia é garantir que essas soluções sejam úteis para qualquer pessoa. Isso inclui indivíduos como adultos mais velhos que podem não estar acostumados a usar smartphones”, pontuou Barry.

A expectativa é que o número de diagnóstico precoce aumente em todo o mundo, ou onde o app para identificar doenças esteja presente. Ainda não existe previsão para que o programa seja disponibilizado oficialmente, mas em breve novas notícias devem ser publicadas sobre o assunto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário