Fim do gatonet? Anatel vai bloquear sinal de TV Box irregular em 2023

Para garantir o bloqueio da TV Box, a Anatel vai contar com a ajuda da tecnologia para impedir a liberação do sinal para os dispositivos que não estão regulares.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer bloquear no ano que vem o sinal para a TV Box. O uso da tecnologia não é ilegal, o problema está em alguns dispositivos que utilizam o serviço de forma irregular. Veja o que deve entrar no bloqueio em 2023.

Leia mais: IPTV vai acabar no Brasil? Veja o que muda com anúncio da Anatel

O serviço de bloqueio será feito em fases. A primeira, que corresponde ao estudo, deve ser finalizada até o mês de março. A Anatel espera em pouco tempo conseguir impedir o uso irregular da tecnologia IPTV. Lembrando que os serviços que atendem as regras e estão na legalidade não serão prejudicados pelas mudanças.

Bloquear TV Box

Para garantir o bloqueio da TV Box, a Anatel vai contar com a ajuda da tecnologia para impedir a liberação do sinal para os dispositivos que não estão regulares.

Depois do estudo que vai apontar as formas de bloqueio, a forma de trabalho passará por aprovação e só depois será operacionalizada para bloquear a TV Box com sinal irregular.

A Anatel anunciou que vai seguir todas as etapas com os devidos critérios para combater de vez o uso irregular do serviço, muito popular no Brasil.

O prejuízo maior é para os canais de assinatura e streaming, que têm os conteúdos transmitidos sem qualquer tipo de autorização. Os usuários também ficam com os dados em risco, pela exposição de informações de contato.

O conteúdo irregular que chega para muitos brasileiros é sem qualquer recolhimento de impostos, menos ainda com respeito aos direitos autorais.

A fiscalização vai ser intensificada também para combater a venda dos aparelhos que permitem a transmissão irregular dos conteúdos. O processo para bloquear a TV Box tem ainda a etapa de consulta pública, que segue até 20 de novembro para aqueles que quiserem opinar sobre os dispositivos para a avaliação dos equipamentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário