Telescópio Hubble encontra ‘buraco de fechadura’ no espaço

Uma lacuna no espaço foi registrada pelo telescópio Hubble e deixou astrônomos intrigados!



O espaço ainda nos intriga muito devido a sua grandeza e mistério. Assim, uma das descobertas da semana é o buraco de fechadura registrado pelo Telescópio Hubble. O resultado é uma imagem fascinante, que demonstra uma fenda no espaço. Acompanhe este artigo e entenda mais sobre este fenômeno!

Leia mais: 5 coisas que só existem por conta do trabalho da NASA no espaço

Saiba mais sobre telescópio Hubble

O telescópio Hubble foi lançado no espaço no ano de 1990 e desde então capta diversas fotografias do nosso universo. Dessa forma, é possível observar com maior exatidão os detalhes e as informações de corpos celestes e do espaço como um todo.

Imagem: ESA/Hubble & NASA, ESO, K. Noll

O telescópio recebeu este nome em homenagem ao astrofísico Edwin Powell Hubble, responsável por descobrir os corpos celestes e a distância entre as galáxias. Assim, o telescópio Hubble já capturou imagens de diversas galáxias, colisão entre um cometa e o planeta Júpiter, identificação de buracos negros e muitos outros retratos importantes no universo.

Buraco de fechadura encontrado pelo telescópio

Desta vez não foi diferente, o telescópio em questão registrou uma incrível fenda no espaço, chamada de “buraco de fechadura” e estimulou a imaginação dos astrônomos. Afinal, foi possível observar uma grande lacuna no espaço, em meio a uma espécie de neblina (chamada de nebulosa), situada a cerca de 1350 anos-luz do nosso planeta Terra.

O buraco de fechadura ganhou esse nome porque o seu formato é realmente semelhante a este objeto. Assim, este acontecimento encontra-se na pequena constelação de Órion e foi causado devido ao surgimento de estrelas neste sistema. Deste modo, os cientistas acreditam que este fenômeno possa ser realmente um local vazio no espaço. Entretanto, ainda há controvérsias, pois alguns astrônomos também especulam que este sinal é na verdade uma nuvem densa e fria, chamada de glóbulo de Bok.

Em seu posicionamento, a NASA descreve o fenômeno como uma neblina em torno de uma luz. Ademais, relata que ainda não se sabe o motivo para o buraco de fechadura em meio a nebulosa. Por fim, o telescópio Hubble continua a registrar boas fotografias e ajudar os astrônomos a desvendar diversos mistérios do universo há mais de 30 anos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário