scorecardresearch ghost pixel



5 coisas que só existem por conta do trabalho da NASA no espaço

Confira alguns dos equipamentos que todo mundo gosta e usa, mas que só existem por causa da NASA e das pesquisas que envolvem o desbravamento do espaço.



Talvez você se pergunte qual é a utilidade de mandar pessoas para o espaço e gastar bilhões de dólares em pesquisas especiais, sondas etc. Por isso, elencamos 5 coisas que só existem por conta dos experimentos conduzidos pela NASA em pesquisas espaciais.

Veja também: Invenções modernas: veja como a natureza contribui para elas

1 – Termômetros infravermelhos

Se você já foi ao médico saberá da existência de termômetros infravermelhos, estes também foram criados pela NASA. Na tentativa de testar algum instrumento que pudesse medir a temperatura das estrelas, a agência espacial testou a tecnologia de infravermelho para tornar isso possível.

A partir dessa ideia, uma empresa inventou o sensor infravermelho, que foi inserido em um aparelho auditivo para medir a energia que é emitida pelos tímpanos no canal auditivo. Este instrumento evoluiu para se tornar o que conhecemos hoje como termômetros de ouvido.

2 – Aparelhos dentários invisíveis

Os aparelhos dentais invisíveis devem sua existência à agência espacial norte-americana. Esses aparelhos ortodônticos foram criados a partir de um material, a alumina policristalina translúcida, o mesmo material que foi descoberto ao pesquisar polímeros ultrarresistentes para cobrir equipamentos de radar sem reduzir seu sinal.

Eles foram auxiliados no desenvolvimento de aparelhos cerâmicos e são projetados para cada dente, conectados por um fio de metal fino. Os aparelhos são fortes, esteticamente atraentes e clinicamente tão eficazes quanto os aparelhos de plástico ou metal. Embora atualmente se busque o aprimoramento desses dispositivos para um bem humano, não se pode negar que sua criação se deve à NASA.

3 – NASA criou fones de ouvido sem fio

Os aparelhos auditivos tornaram-se parte da vida cotidiana. A NASA desenvolveu fones de ouvido sem fio que permitiram que os astronautas se comunicassem sem a necessidade de um cabo e completamente com as mãos livres. O Jet Propulsion Laboratory (JPL) permitiu que os astronautas se conectassem sem fio e não dependessem de outro tipo de sistema de comunicação.

4 – Aspirador portátil

O aspirador de pó portátil é um aparelho muito comum em casa, o que poucos sabem é que foi criado para fins espaciais. Introduzido no mercado na década de 1970, após a tentativa da Black & Decker de criar uma furadeira portátil e independente capaz de extrair algumas amostras lunares para as missões Apollo e Gemini, foi desenvolvido um mini aspirador portátil movido a bateria, que também inaugurou em uma era de baterias que permitiam o uso de dispositivos portáteis.

5 – NASA criou a fórmula infantil

O ingrediente de fortificação nutricional que entra na fórmula infantil foi originalmente um produto de pesquisa patrocinado pela NASA que testou o potencial das algas como agente de reciclagem em viagens espaciais de longa duração. Esta substância de microalgas foi adicionada a mais de 90% das fórmulas comerciais para bebês que podem ser encontradas hoje.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário