Muito se diz a respeito das habilidades técnicas para conseguir um bom emprego e um futuro próspero; porém, para conseguir progredir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, é necessário que o indivíduo domine também um grupo de práticas que o auxilie a viver em comunidade, realizar tarefas e se adaptar às mudanças do meio.
Leia mais: Trabalho do futuro: 12 habilidades que você precisa desenvolver agora
Dessa forma, as competências socioemocionais e as humanas interagem umas com as outras, assim como as capacitações técnicas e de vida se misturam. Nós iremos explicar melhor sobre as três principais e essenciais habilidades para quem deseja obter sucesso em diferentes âmbitos: sociais, comportamentais e cognitivas.
Sociais
As habilidades sociais são as formas que temos de interagir e nos conectar com pessoas ao nosso redor, ou seja, se sabemos como nos expressar de modo a não ferir alguém com nossas palavras e atitudes. Muitas profissões levam em consideração esse “tato” do profissional. Por vezes, ele é mais importante do que os conhecimentos técnicos.
Dessa forma, entre as competências sociais mais comuns entre os indivíduos, temos a escuta ativa. Com ela, o cidadão conta com a capacidade de ouvir além do que está sendo dito, mas conseguindo entender o que o outro está transmitindo por meio de suas expressões e sentimentos manifestados. Para isso, é necessário ter empatia, não interromper a fala do outro e estar atento a tudo que é dito e manifestado durante a conversa.
Comportamentais
Além do fato de saber se relacionar com os demais, também é necessário contar com habilidades para o desenvolvimento em comunidade. Desse modo, candidatos que exibem as chamadas soft skills são cada vez mais buscados pelos Recursos Humanos das empresas. Isso ocorre devido ao fato de o indivíduo saber como manter um relacionamento agradável com os colegas de trabalho mediante à comunicação efetiva e a empatia com o próximo.
Dessa forma, fica evidente que apresentar apenas as hard skills (conhecimentos técnicos) sobre a área em questão não é mais o único fator decisivo para conquistar um espaço no mercado de trabalho, no entanto é preciso saber mesclar ambos os conhecimentos para conseguir atingir o sucesso profissional completo.
Cognitivas
Por fim, as cognitivas são as clássicas competências atribuídas ao ser humano. É o caso da capacidade de leitura, de escrita e cálculo; contudo, com o decorrer do tempo e do desenvolvimento de novas inteligências, somou-se ao campo cognitivo também as habilidades em programação, ciências, comunicação e matemática.
Dessa forma, é possível encontrar trabalhadores que contam com uma criatividade alta, ética no trabalho, liderança, inteligência emocional e que realizam um baita trabalho em equipe. Podemos afirmar também que esses itens são chamados de “habilidades para a vida”, visto que o seu uso pode ser aplicado em todas as esferas do cotidiano.