Você já deve ter ouvido falar em muitas das funções paralelas que o bicarbonato de sódio possui. Contudo, existem algumas que devem ser evitadas para prevenir prejuízos e efeitos colaterais indesejados. Separamos cinco situações em que a utilização do produto deve ser “proibida”.
Veja também: Dá brilho e limpa o chão: veja como fazer receita com pasta de dente
Você não deve usar bicarbonato de sódio em alguns lugares; confira quais
Embora o bicarbonato de sódio realmente seja um produto versátil e com muitas utilidades, existem certas restrições. Por isso, separamos algumas aplicações do ingrediente que devem ser evitadas na sua casa.
1 – Não uso bicarbonato para apagar fogo
O pó químico de extintores de incêndio contém bicarbonato, mas isso não quer dizer que ele deve ser usado em incêndios. Sozinho, o produto não consegue ter o efeito desejado. Por isso, sempre chame o Corpo de Bombeiros para controlar o fogo.
2 – Evite utilizar em panela de alumínio
Sim, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado para limpar diversos objetos, até mesmo panelas. A ressalva se faz quando a panela é feita de alumínio, neste caso não deve ser usado o bicarbonato de sódio. O pozinho branco reage com o alumínio e pode causar manchas e tirar todo o brilho da panela.
3 – Bicarbonato de sódio não substitui fermento
A ação do bicarbonato de sódio em algumas receitas não substitui o fermento químico, muito menos o biológico. Ainda que ele produza dióxido de carbono, o efeito não é o mesmo que o fermento pode gerar.
4 – Tirar o cheiro ruim da geladeira?
Há uma crença popular de que o bicarbonato de sódio é capaz de neutralizar qualquer tipo de aroma indesejado. No entanto, a verdade é que nem todos os mau-cheiros podem ser combatidos com ele, principalmente dentro da geladeira.
5 – Não use bicarbonato para remover acnes
A sua pele possui pH 5,5 e essa acidez é causada pelas substâncias naturais do próprio corpo. O bicarbonato de sódio pode afetar nesse teor e proporcionar a proliferação de bactérias.