Dia de jogo do Brasil é considerado feriado? Descubra se você vai folgar

Com a chegada da Copa do Mundo no Catar, os trabalhadores se perguntam: dia de jogo do Brasil será feriado?



A Copa do Mundo começa no fim deste mês e uma grande dúvida surge entre os trabalhadores: os dias de jogos do Brasil serão feriados? Assim, o primeiro jogo da seleção brasileira acontecerá no dia 24 de novembro, às 16h. A data cai em uma quinta feira e com isso, a partida ocorre durante o expediente.

Além disso, as outras duas partidas da seleção também caem durante o horário de trabalho. Entretanto, os dias de jogos do Brasil não são considerados feriados nacionais. Dessa forma, fica a critério da empresa liberar ou não seus colaboradores para assistir aos jogos.

SALÁRIO de Tite está entre os 3 mais bem pagos da Copa; veja o valor

Em caso de liberação com compensação de horas, as empresas e seus funcionários devem estabelecer um acordo a respeito da compensação, de modo a encontrar uma solução ideal para ambos. Há também a possibilidade das empresas ofertarem um local adequado para sua equipe assistir aos jogos dentro do próprio local de trabalho.

Jornada de trabalho diferenciada

Além da possibilidade de ofertar a compensação de horas para seus funcionários, as empresas podem também estabelecer um horário diferenciado para as atividades nos dias de jogo. Dessa forma, é possível que a jornada de trabalho comece um pouco mais tarde, que os trabalhos sejam pausados durante o período do jogo ou até que o expediente se encerre antes mesmo do início das partidas.

Entretanto, as empresas podem alterar o horário em até, no máximo, duas horas diárias. O intuito é de respeitar o limite máximo de 10 horas de carga horária por dia. Além disso, é possível também estabelecer o início do horário de trabalho mais cedo ou decidir pelo prolongamento, liberando a equipe mais tarde.

Em caso da empresa manter o expediente usual e permitir que os funcionários assistam os jogos no ambiente de trabalho, esse tempo não é descontado do empregado. Isso ocorre devido ao funcionário estar à disposição da empresa durante a partida, pelo fato de se manter dentro do ambiente e poder ser acionado a qualquer momento.

Por fim, em relação ao home office, fica a critério da empresa liberar ou não o funcionário que solicitar cumprimento de horas em home office nos dias da partida. Dessa forma, a empresa não estará violando os direitos trabalhistas caso recuse o pedido. O importante é que haja um combinado entre empresa e funcionário.

Ausência pode ocasionar demissão

Se a empresa e os funcionários não chegarem em um acordo, os dias de jogo da seleção brasileira permanecem sendo considerados como dia normal de expediente. Desse modo, o colaborador que faltar sem uma explicação, poderá ter o dia descontado de seu salário. Além disso, o trabalhador pode perder também a remuneração de um dia de descanso, visto que não houve justificativa para sua folga.

Em casos onde a empresa não permita que os funcionários assistam aos jogos durante o expediente e a regra for desobedecida, poderá ocorrer uma advertência. Assim, o funcionário que acumular três advertências pode ser demitido por justa causa.

Jogos da seleção na primeira fase

Assim, os jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo ficaram estabelecidos para as seguintes datas:

  • Brasil x Sérvia: 24 de novembro (quinta), às 16h;
  • Brasil x Suíça: 28 de novembro (segunda), às 13h;
  • Brasil x Camarões: 02 de dezembro (sexta), às 16h.

Veja também: Modelo matemático define qual seleção levará a Copa do Mundo de 2022




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário