O aparelho celular, sem dúvidas, se tornou um item indispensável na rotina de qualquer pessoa. Ele pode ser utilizado na vida privada, mas também na esfera profissional de cada um. Por isso, uma das atitudes de prudência que todos devem ter é aprender a identificar se existe algum vírus no celular.
Veja também: Android vai mudar NESTES celulares e o SEU pode estar na lista
Se o seu aparelho está demonstrando algum tipo de defeito, é possível que esteja com vírus no celular e nem saiba disso. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar você a resolver e se prevenir do problema.
Confira um passo a passo para encontrar algum possível vírus no seu celular de forma fácil e rápida.
Veja em detalhes como saber se existe algum vírus no celular
Se você está desconfiado que possa existir alguns vírus em seu celular, siga o passo a passo abaixo para identificar a presença do malware com rapidez:
Passo 1 – Primeiro, acesse a Google Play Store do Android.
Passo 2 – Agora, toque no ícone da sua foto de perfil que está localizada no canto superior direito.
Passo 3 – O próximo passo é clicar na seção que diz “Gerenciar dispositivo e aplicativos”.
Passo 4 – Na guia “Visão geral”, você verá duas opções possíveis: “Nenhum aplicativo prejudicial encontrado” ou “Aplicativos prejudiciais encontrados”, pressione-o.
Passo 5 – Por fim, clique em “Scan” para que o Play Protect encontre aplicativos que representem uma ameaça ao seu smartphone.
Como você percebeu, o tutorial apresentado acima foi pensado exclusivamente para as pessoas que possuem celular Android. No entanto, há processos semelhantes para os donos de iPhone.
O que é um vírus presente no celular?
Um vírus, ou malware, trata-se de um software mal-intencionado que tem por finalidade o roubo de informações ou a danificação do aparelho. Existem alguns tipos de vírus no celular que se chamam spyware. O próprio nome remete ao termo “espião”, já que a função é exatamente essa. O programa espiona a vítima para capturar os dados dela que são colocados ou armazenados no aparelho.
Assim que o programa é executado, ele pede acesso à vários recursos dentro do dispositivo. O usuário precisa permitir que o app acesse a localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e registro de chamadas. Assim, todas essas informações podem ser roubadas. No entanto, nem sempre é preciso ceder as permissões.
Por isso, é importante identificar com rapidez a presença de um suposto vírus no celular.