Aposentadoria 2023: veja TUDO que muda para o benefício no ano que vem

A reforma da Previdência mudou as regras do benefício. Veja quais critérios atender para pedir a aposentadoria em 2023.



O planejamento da aposentadoria é essencial para pedir o benefício na hora certa e garantir um bom valor todos os meses. Para 2023, veja o que muda no cálculo da aposentadoria com base nas alterações provocadas pela reforma da Previdência.

Leia mais: Atenção: INSS vai reavaliar 45 mil segurados em reabilitação profissional

A reforma entrou em vigor em novembro de 2019. Desde então, os trabalhadores que estavam prestes a conseguir a aposentadoria entraram nas novas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para muitos, a conquista do benefício ficou ainda mais distante.

Aposentadoria em 2023

Com a reforma teve mudança na idade mínima para conseguir se aposentar no caso das mulheres. E também do tempo de contribuição para os homens. Quem quiser pedir a aposentadoria em 2023 precisará ter 62 anos – se mulher – ou 65 no caso dos homens.

Para boa parte dos segurados continua sendo exigido 15 anos de contribuição para dar entrada no pedido do benefício. Mas para os homens que se inscreveram na Previdência pós-reforma precisarão de 20 anos de contribuição.

As regras de transição foram criadas para tentar amenizar a diferença entre as regras antigas e aquelas que estão em vigor. Por isso, a cada ano algumas mudanças confundem os segurados.

Em 2023, por exemplo, a aposentadoria por idade progressiva conta com acréscimo de 6 meses a cada ano na idade do segurado. Esse cálculo é feito até que a pessoa atinja a idade mínima exigida para a aposentadoria. Assim, a idade mínima exigida para a mulher será de 58 anos e para o homem, 63.

Há ainda a exigência do cumprimento do tempo de contribuição. Para conseguir a aposentadoria em 2023 as mulheres devem ter pelo menos 30 anos de recolhimento, enquanto os homens precisam de 35.

Já na aposentadoria por pontos, o critério para o ano que vem é:

  • Mulheres: 90 pontos;
  • Homens: 100 pontos.

Vale lembrar que o somatório considera 30 anos de contribuição para elas e 35 para eles. Com tantas mudanças nas regras, os segurados devem planejar a aposentadoria para saber a melhor hora de pedir o benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário