Meu nome foi negativado por um erro, posso receber indenização?

O consumidor que for negativado de forma indevida deve resolver o problema e pode até mesmo receber um dinheiro por isso. Entenda.



Todo brasileiro que paga as contas em dia teme que, por algum descuido, o nome fica negativado. Se isso acontecer de maneira indevida, ou seja, quando todas as duas contas estão em dia, você tem direito à indenização? Veja o que fazer se isso acontecer.

Leia mais: Neymar teve dívida perdoada por Bolsonaro? Entenda o caso

Ficar negativado indevidamente tem algumas causas comuns, que muitos desconhecem. Mas a boa notícia, apesar de todo o transtorno, é que você pode ser indenizado se isso acontecer com o seu CPF. Saiba como se proteger e como agir em casos de negativação indevida.

Nome negativado de maneira indevida

A pior situação para quem é correto com todas as contas é descobrir que o nome está negativado de maneira indevida. Ainda mais se receber essa notícia no momento em que tenta fazer uma compra, por exemplo. O constrangimento é certo.

A situação acontece quando alguma empresa inclui indevidamente o consumidor no cadastro de inadimplentes. Por exemplo, pode ser em situações de roubo de dados, erros de prestadores de serviço ou até mesmo depois de quitar uma dívida sem que o registro do pagamento tenha sido feito no sistema da empresa.

A pessoa negativada fica com várias restrições em relação ao CPF, que passa a ser considerado um mau pagador. O nome sujo, como é chamado popularmente, tira o sono de muitos brasileiros.

Se o nome fica negativado de maneira indevida, a pessoa não consegue financiamento, empréstimo, cartão de crédito e todos os demais bloqueios quando de fato existem pendências em nome do consumidor.

Atualmente mais de 63,71 milhões de brasileiros estão negativados. Caso a inclusão no cadastro de inadimplentes aconteça de maneira indevida, o consumidor deve acessar o site da Serasa e ver a empresa que registrou a dívida.

Feito isso, tire um print para comprovar que seu nome está negativado. A orientação é que o consumidor contrate uma assessoria jurídica para resolver a situação. Ao final, quando comprovado o erro, a pessoa negativada de forma indevida pode ser indenizada por danos morais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário