Até mesmo aplicativos altamente procurados pelas suas ferramentas e disponíveis em plataformas podem conter algum tipo de vírus que danificam e deixam o seu celular mais lento de alguma maneira.
Veja também: Android vai mudar NESTES celulares e o SEU pode estar na lista
Para diminuir a chance desses vírus se espalharem pelo seu aparelho, tenha uma preferência por aplicativos que estejam disponíveis somente na loja da Play Store ou da Apple. Quando achar em algum site, não baixe esses aplicativos através de seus endereços virtuais, a não ser que você seja direcionado para a Play Store ou a loja iOS, que são meios seguros de fazer os seus downloads.
Empresa de segurança virtual e antivírus detectou 16 aplicações corrompidas
O McAfee, que é um antivírus para PC, Android e iOS, detectou através de uma investigação que 16 aplicativos estavam com um malware embutido, o clicker. No dia 19 de outubro, no mês passado, publicaram por meio do seu blog que o malware foi instalado por mais de 20 milhões de usuários. Vale ressaltar que os aplicativos são Android.
Apps que foram removidos:
- High-Speed Camera
- BusanBus
- Instagram Profile Downloader
- Smart Task Manager
- EzDica
- JoyCode
- Quick Note
- Flashlight+ (mais de uma versão)
- K-Dictionary
- Currency Converter
- (com.smh.memocalendar)
- (com.doublelino.calcul)
Os aplicativos tinham uma aparência de ferramentas úteis para o cotidiano, como o de conversor de moedas, dicionário, leitor de código QR e aplicativo de anotação, funcionalidades que são procuradas e que fazem com que os usuários sejam enganados e baixem em busca de vantagens facilitadoras.
Qual foi a conclusão e seu método de atuação?
A conclusão foi de que o Clicker tinha como alvo “a receita de publicidade ilícita e pode atrapalhar o ecossistema de publicidade móvel.” E por fim, ressaltamos a importância de antivírus que podem detectar ameaças.