Entenda porque você pode estar comendo maçãs do ano passado

Quando se trata de fruta, as pessoas imaginam que estão comprando alimentos colhidos recentemente, mas nem sempre é isso que acontece de verdade.



A maçã é uma fruta rica em vitaminas e faz parte daquelas opções mais acessíveis para ter uma dieta saudável. No entanto, existem determinadas particularidades no seu cultivo, que reforçam certo cuidado ao escolher o fruto. 

Veja também: Nutricionistas alertam! Estas são as melhores frutas para comer antes de dormir

Dependendo do manuseio, suas propriedades acabam se perdendo, reduzindo o valor nutricional, independente da forma de consumo: in natura ou em preparos culinários de receitas doces, salgadas e sucos. 

Uma descoberta curiosa

As maçãs costumam ficar em várias estações armazenadas, quando certas regiões atingem temperaturas baixas. No frio, o estoque liberado para os estabelecimentos é menor, fazendo com que os produtores reservem algumas caixas. Apesar de ser importante no combate ao desperdício, as safras começam a perder qualidade aos poucos, prejudicando os consumidores. A análise foi confirmada pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Quanto tempo uma maçã pode ter?

Acredite ou não, a maçã que está na seção de hortifruti do supermercado pode ter mais de um ano de vida. Certas variedades importadas e de comércios especializados geralmente são mais frescas. Além da temperatura, o 1-metilciclopropeno é usado na garantia de preservar cor, textura e sabor, mas não impede a perda de vitaminas e minerais. Os antioxidantes deixam de fazer efeito e dessa forma o alimento fica menos saudável. 

O 1-metilciclopropeno pode fazer mal?

O 1-metilciclopropeno é um produto químico usado na agricultura há anos, conhecido pela ação em cenouras e alfaces. Seu uso passa por uma regulamentação e não afeta diretamente a saúde humana. Contudo, sabendo que as maçãs mais velhas perdem nutrientes importantes, estas deixam de ser as melhores opções, exigindo um cuidado quanto às escolhas. 

Se o seu objetivo é de fato aproveitar as propriedades da maçã de maneira integral, escolha vegetais que sejam frescos, de acordo com a época. Apesar de ser um pouco mais caro, vale o custo benefício. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário