Cometer uma infração de trânsito pode gerar, além dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma multa salgada para o bolso do motorista. A boa notícia é que é possível pagar essa dívida com descontos de até 40%.
Leia mais: Receita devolve dinheiro extra para contribuintes; saiba como receber
Para garantir o percentual de abatimento, é necessário seguir algumas regras. O que acontece é que a dedução oferecida fica menor quando o condutor ainda não tem cadastro junto ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Entenda a seguir.
Descontos diferentes
Quando o motorista ainda recebe suas notificações pelo correio, o desconto máximo nas multas é de 20% do valor. A autoridade responsável entende que houve custo para enviar a carta, e por isso reduz pela metade o abatimento.
Já o condutor que tem cadastro ativo no SNE recebe seus avisos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), de forma totalmente virtual e sem custos, e por isso pode obter deduções maiores. É necessário fazer o cadastro antes de levar a multa para garantir condições melhores de pagamento.
Vale lembrar que qualquer uma dessas hipóteses só é possível quando o motorista assume a infração e abre mão de recorrer da multa.
Como se cadastrar?
O cadastro no sistema é feito pelo app Carteira Digital de Trânsito, disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Basta acessar o menu “Infrações”, clicar na opção “Aderir ao SNE” e preencher os dados solicitados para finalizar a inscrição.
Caso o condutor receba uma multa, o desconto ficará disponível no link “Infrações: visualize e pague infrações com até 40% de desconto”. Não perca a chance de pagar menos e faça seu registro agora mesmo.