Você gosta de tomar uma cervejinha com bastante frequência? Então é preciso conhecer alguns dos malefícios da cerveja quando ela é consumida de forma crônica e excessiva. Várias pesquisas comprovam sintomas bem desagradáveis e perigosos.
Veja também: Menos de 1 minuto! Aprenda a gelar cerveja para assistir a Copa do Mundo
1 – Cerveja aumenta a glicemia do corpo
Um dos pontos negativos da cerveja é que ela aumenta o nível de açúcar do corpo, ou seja, a glicemia. Tomar cerveja aumenta o apetite e facilita o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea.
2 – Não é mito! Cerveja ajuda a engordar
Outro dos malefícios da cerveja está no ganho de peso. Além de possuir carboidratos, a cerveja desperta o apetite e o álcool pode ser armazenado como gordura de forma mais fácil.
3 – Malefícios da cerveja: interfere nos efeitos dos medicamentos
Segundo artigos da Organização Mundial da Saúde, um dos malefícios da cerveja está na interferência de medicamentos. Ela pode potencializar ou reduzir a ação de remédios e o consumo de álcool nunca deve ser feito junto com o tratamento.
4 – Cerveja causa sinais de intoxicação
A capacidade motora, o raciocínio e algumas funções comuns do organismo podem ficar comprometidas por conta do consumo exagerado de cerveja e de outras bebidas alcoólicas.
5 – Malefícios da cerveja: ressaca
Outros dos malefícios da cerveja é a ressaca. O corpo passa por desidratação, efeito que gera dores de cabeça, sono, problemas no paladar, enjoo e outros sintomas desagradáveis.
6 – Afeta o estômago
O álcool em excesso pode afetar a flora intestinal e também as substâncias digestivas no estômago. O quadro crônico pode desenvolver gastrites, esofagites e intestino irritado. Isso sem falar na azia e no refluxo gastroesofágico.
7 – Aumenta a pressão arterial
O consumo desmedido de cerveja acarreta outro problema: o aumento da pressão sanguínea.
8 – Pode afetar o cérebro
Por fim, um dos piores malefícios da cerveja, conforme apontam alguns estudos, está no comprometimento crônico do sistema neurológico. Isso vale para o consumo excessivo e para quadros de alcoolismo.