Estes objetos não vão mais existir daqui a 20 anos e você nem reparou

A tecnologia vai transformando processos e cria uma abertura para a criação de novas soluções que acabam retirando determinados produtos do mercado.



Há 5 anos era comum usar o telefone fixo como o principal meio de contato, mas atualmente grande parte das famílias usa o celular. Muitos até dispensam as linhas telefônicas convencionais, dado que os planos de operadoras com serviços móveis atendem todas as necessidades de comunicação. Dessa forma, vários itens que existem hoje já estão próximos do fim. 

Veja também: É verdade que deixar a televisão ligada afeta a saúde dos cachorros?

Tecnologias que estão sumindo aos poucos

Chaves de metal

A fechadura digital a partir de senhas e digitais é uma realidade em várias empresas que desejam aumentar sua segurança. 

Telefones públicos 

Os famosos ‘’orelhões’’ da Telefônica desapareceram, mas existem alguns serviços de telefonia pública em aeroportos, que devem sumir nos próximos anos. 

TV a cabo 

Com a nova onda dos streamings, as emissoras de TV a cabo precisam se adaptar rapidamente ao formato de conteúdo online. Algumas redes de televisão já realizam transmissões a partir de aplicativos. 

Chocolate 

Em 2030, estima-se que a produção do cacau vai reduzir drasticamente, impactando a produção de chocolate, principalmente o de qualidade. Dessa forma, o alimento tende a ficar extremamente caro. 

Pedal de embreagem 

Além dos carros elétricos, veículos automáticos vem tomando conta das ruas e a embreagem manual também dispensa a necessidade do pedal. 

Anonimato público

As câmeras de monitoramento em tempo real representam uma maneira de manter a segurança da cidade, mas ao mesmo tempo acaba com o anonimato das pessoas, dado que poderão ser reconhecidas nas ruas. 

Controle remoto 

As televisões mais modernas emparelham-se normalmente com celulares, sendo controladas pelo próprio smartphone. 

Lousa 

O quadro negro usado por professores nas escolas tem sido substituído por lousas digitais, que integram várias funcionalidades. 

Cartões de débito e crédito 

Com softwares que realizam transferências bancárias rapidamente, até mesmo por aproximação, cartões físicos estão deixando de ter utilidade. 

Dinheiro vivo

Em muitos ambientes as pessoas evitam usar o dinheiro, optando por alternativas digitais, mais práticas e seguras. 

Recibo de papel 

A nota fiscal impressa já é uma realidade, mas com sistemas de informação avançados, o recibo pode ser enviado automaticamente para o e-mail do cliente. 

Discos rígidos

Em dispositivos eletrônicos a memória interna será usada apenas para o básico, aproveitando o espaço que existe nos drives online. 

Parquímetro 

O parquímetro que antes tinha um funcionário para realizar a cobrança, deve contar com sensores que fazem o mesmo procedimento automaticamente, ao verificar a placa do carro, ligada a um cartão de crédito. 

Caixas de pagamento 

O autosserviço já é uma realidade em mercados, nos quais as pessoas passam suas próprias compras, registrando o código de barras no painel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário