O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) terá uma nova cobrança a partir de começo do ano que vem. Felizmente, nem todos os motoristas deverão pagar 100% do tributo. Alguns deles poderão pagar apenas 50% do valor total, mas sequer sabem disso.
Leia mais: 3 novas leis de trânsito que podem fazer você perder MUITO dinheiro
Antes de explicar como funciona essa vantagem, é importante ficar atento em relação a forma que é calculado o IPVA. Esse processo é simples e depende apenas de dois fatores: o valor venal do veículo de acordo com a Tabela Fipe e a alíquota cobrada pelo estado.
Neste caso, basta multiplicar um pelo outro e dividir por 100. Com essa fórmula é possível ter uma noção de quanto será o IPVA do ano seguinte. A boa notícia é que algumas pessoas poderão pagar apenas a metade do tributo. Confira abaixo!
Quem são os motoristas que vão pagar 50% do IPVA?
No geral, cidadãos que comprarem ou emplacarem um veículo elétrico ou híbrido no município de São Paulo vão receber 50% de desconto no valor do IPVA. A proposta, que tramitava na prefeitura, foi aprovada pelo atual prefeito da capital, Ricardo Nunes.
Vale destacar que, anteriormente, o desconto no imposto era aplicado somente para carros e veículos que custavam até R$ 150 mil. Na prática isso beneficiava poucos proprietários, considerando que o valor desses bens costuma ser maior que essa faixa pré-estabelecida.
IPVA vai ficar mais caro em 2023
Os motoristas brasileiros podem preparar o bolso. O IPVA 2023 ficará mais caro. Por outro lado, a alta será menor na comparação com 2022, que registrou um aumento médio de 22%. O motivo para a subida frenética se deu diante da super valorização dos veículos.
A respeito do calendário de pagamentos, assim como a tabela contendo os valores venais, cada estado deverá divulgar as informações até o final do ano. A dica é ficar de olho para ir se planejando para o pagamento, pois muitos lugares oferecem descontos e opções de parcelamento para quem não atrasar.