scorecardresearch ghost pixel



Vitória para ESTES motoristas! Isenção do IPVA 2023 é aprovada

Senado aprovou nesta segunda (12) uma nova medida que isenta cerca de 33 milhões de brasileiros do IPVA em 2023.



Uma decisão do Senado foi aprovada nessa segunda feira (12) com o intuito de anular o IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas. Assim, a isenção passará a valer a partir do dia 1 de janeiro de 2023, de acordo com a nota divulgada no Diário Oficial da Associação 11º.

Leia mais: IPVA deve subir novamente em 2023; valor preocupa brasileiros.

No entanto, a decisão de isentar ou abaixar o valor do IPVA para motocicletas ficará a critério do governo dos estados. A princípio, o projeto do senador Chico Rodriguez (União Brasil – PR) previa o limite de motos de até 150 cilindradas. Contudo, o relator Mecias de Jesus (Republicanos – RR) alterou o limite para 170 cilindradas.

Aumento no número de motos nas ruas brasileiras

Com a alteração de Mecias, a Honda CG 160, modelo mais vendido no Brasil, entra na resolução de isenção do IPVA. Atualmente, cerca de 33 milhões de brasileiros possuem a certificação de habilitação na categoria A, necessária para conduzir motocicletas. Além de ser utilizada para locomoção diária, muitos cidadãos também usam as motos como hobby ou por comodidade.

Dessa forma, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatrans) afirmou que o número de pessoas habilitadas para dirigir motocicletas e afins aumentou em 17,5% no ano passado. Muitos atribuem o aumento do número de motos nas ruas devido aos serviços de delivery durante a pandemia. No entanto, as pesquisas demonstram que a razão foi outra.

A verdade acerca do aumento das motos nas ruas é devido aos motoristas buscarem por meios de transportes rápidos e econômicos. Assim, a pesquisa comprova que para 91% dos novos compradores, o motivo da compra foi para viagem, seguido de lazer (66%) e trabalho (15%).

Mulheres ajudam a impulsionar o mercado de motos

Além do aumento do número de brasileiros com a CNH tipo A, o aumento da participação feminina também foi essencial para impulsionar o mercado de vendas das scooters no Brasil. Sendo assim, 10.195 unidades foram vendidas apenas em julho, atingindo a quantidade recorde.

Ademais, de janeiro a julho de 2021, 61.677 scooters foram cadastradas, de acordo com um levantamento realizado pela Abraciclo. O volume teve um aumento de 59,2% em relação ao mesmo período do último ano.

Por fim, as scooters representam a parcela de 9,8% dos veículos de duas rodas vendidos no país somente esse ano. Já em relação às mulheres, elas são 30% do total dos usuários de motos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário