Sabia que uma nova regra permite que alguns donos de carros paguem apenas 50% do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)? A mudança começa a valer já em 2023, então se prepare para usufruir da decisão. Veja como funciona a regra e quem pode contar com o desconto na hora de pagar a taxa.
Leia mais: Se você tem um destes carros, o seu IPVA estará isento em 2023
O cálculo do imposto considera o valor de venda do carro com base na tabela Fipe e a alíquota cobrada em cada estado. Para isso, basta multiplicar os dois números e dividir por cem para saber o valor do IPVA. Com o resultado, o dono do veículo tem uma base de quanto será cobrado quando o final do ano chegar.
50% do IPVA
Fazer toda a matemática é uma boa maneira de organizar o orçamento e preparar o dinheiro para o pagamento do imposto anual. Melhor ainda para quem pode acabar pagando só 50% do IPVA em 2023.
Nesse caso, basta pegar o resultado do cálculo e dividir por dois para saber qual será o gasto. Poderá pagar a metade do valor aquelas pessoas que compraram ou emplacaram um veículo elétrico ou híbrido no município de São Paulo.
A proposta foi aprovada pela prefeitura de São Paulo.
Antes da decisão, o desconto só era garantido para os veículos que custavam até R$ 150 mil. Da maneira como estava, pouquíssimos donos de carros conseguiam ser atendidos com a redução do IPVA. Apesar da boa notícia para esses grupos, os demais proprietários de automóveis no Brasil devem se preparar para o aumento no valor do IPVA em 2023. Haverá alta, mesmo que menor do que o registrado em 2022, quando o aumento foi de 22%.
A previsão de imposto mais caro no ano que vem tem relação com o preço dos veículos, que também estão custando mais. É importante conferir a tabela de cada estado. As informações oficiais devem ser divulgadas em dezembro de 2022. Se o seu estado oferece desconto no pagamento à vista, guardar o décimo terceiro pode ser uma boa.