O RG Digital, anunciado pelo Governo Federal no início desse ano, já está disponível para os brasileiros! Com ela, o cidadão terá mais praticidade e segurança ao precisar do documento, uma vez que ele estará sempre em mãos pelos meios digitais. Assim, dentre as alterações do novo formato, estão a junção do número do CPF ao RG e a liberação do documento digital.
Saiba mais sobre o RG Digital: quando devo trocar o meu documento atual?
Contudo, o RG Digital está disponível somente em alguns estados do país até o momento. Com isso, não são todos os brasileiros que possuem acesso ao novo recurso. Dessa forma, os estados que já contam com a emissão do documento digital são: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Alagoas e Paraíba.
Como emitir o RG Digital
Os cidadãos dos estados mencionados acima que já estiverem emitindo o RG Digital, podem adquirir o seu documento por meio do aplicativo. Para isso, basta realizar o download do aplicativo em seu dispositivo móvel, seja ele Android ou iOS. Ademais, ao baixar o app, será necessário inserir a sigla de seu estado na barra de busca.
Assim, basta seguir o passo a passo gerado pelo aplicativo. Dentre as medidas necessárias para adquirir o RG Digital, está a necessidade de escanear o QR Code do documento físico e tirar uma selfie para realizar seu cadastro na versão digital.
Quais as mudanças do RG Digital?
Além de realizar a junção do CPF e do RG, o novo RG Digital conta também com outras mudanças, como possibilitar a uniformização da Carteira de Identidade para todo o território nacional e constar a naturalidade do cidadão. Ademais, outras mudanças impostas são:
- Identificação de doadores de órgão;
- Biometria obrigatória;
- Adoção do padrão internacional Código MRZ;
- Presença do grupo sanguíneo e fator RH;
- Utilização somente do CPF.