O Nubank emitiu um comunicado para que seus clientes tomem uma decisão importante em breve. A notícia envolve os chamados “pedacinhos” do banco, oferecidos a usuários assim que a fintech lançou ações na bolsa de valores americana.
Leia mais: Ninguém esperava ESTA função do Nubank, mas ela pode ser muito útil
Com a convocação, a empresa deseja saber se os clientes vão manter os pedacinhos na forma de investimento ou se vão querer vender sua parte. Cada um deles representa um Brazilian Depositary Receipts (BDR), o equivalente a um sexto de ação ordinária de classe A da Nu Holdings.
Confira a notificação enviada aos sócios do Nubank:
Esse tipo de aplicação é mais voltada para perfis que desejam se aventurar nos investimentos mesmo com os riscos e oscilações do mercado. O Nubank ofereceu os pedacinhos aos clientes selecionados sem nenhum custo. O objetivo era permitir que eles entrassem na Bolsa e conhecessem melhor o funcionamento desse mercado
A venda desse tipo de ação exigia uma espera de 12 meses, que terminará no próximo dia 10 de dezembro deste ano. A partir daí, as pessoas poderão decidir o que fazer com seu pedacinho do Nubank.
O que os sócios podem fazer com os pedacinhos?
Para contribuir com o desenvolvimento pessoal das pessoas, o Nubank criou o programa NuSócios, que ofereceu milhões de pedacinhos da empresa sem nenhum custo.
Agora, com a convocação para a tomada de decisão sobre esse investimento, os clientes deverão escolher o que fazer com essas frações. As opções disponíveis incluem:
- Receber o pedacinho (BDR);
- Vender o pedacinho (BDR) e transferir o valor para as caixinha, nova função de organização e planejamento financeiro do banco; ou
- Adiar a decisão até o fim do período de restrição, agendado para até o dia 9 de dezembro.
Vale a pena vender o pedacinho do Nubank?
A decisão sobre o que fazer com o pedacinho recebido estará disponível a partir do dia 10 de dezembro de 2022. A negociação do ativo ficará disponível a partir desta data, ou seja, o NuSócio poderá decidir qual será o destino da aplicação.
O resultado do investimento mudou muito deste o começo. Os acionistas receberam a ação a R$ 10. Agora, após quase um ano, o valor é de R$ 4,30, aproximado. Redução de 63,5% do valor inicial.
Segundo especialistas, a queda se dá diante do aumento das taxas de juros pelo mundo, que fez a margem de lucro de empresas do setor de tecnologia, como o Nubank, caírem. Dessa forma, a expectativa é de que muitos clientes acabem vendendo seus pedacinhos em breve.