Sabe aquele tipo de curiosidade que faz toda a diferença? Aposto que essa dúvida já te perturbou por um tempo, mas chegou a hora de descobrir para que serve o tradicional furo na tampa da caneta. Você sabe qual é a importância dele? A resposta vai te surpreender! Confira e entenda o motivo de todas as marcas usarem o mesmo padrão.
Leia mais: Jeffrey Dahmer: confira 13 curiosidades super bizarras que quase ninguém sabe
Elas são usadas por muitos no dia a dia para estudos e no trabalho. As canetas estão por toda a parte. Elas podem ser de marcas diferentes, mas todas têm algo em comum. Sabe o quê? Sim, isso mesmo. Estamos falando do tal furo na tampa que nos deixou inquietos por muitos anos. Há mesmo uma razão para ele existir. Veja só!
Furo na tampa da caneta
Muita gente passou a vida inteira acreditando que o furo na tampa é para evitar os vazamentos de tinta. Você também achou que seria por essa razão? Saiba que se enganou. Vai muito além dessa questão. É por uma medida de segurança. Isso mesmo! É uma estratégia usada pelas fabricantes para evitar o risco de asfixia.
Como assim? Bem, se uma pessoa engolir a tampa da caneta, o furo irá reduzir os riscos de acidentes mais graves. A preocupação é mais do que válida. Só para se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério dos Estados Unidos, uma média de cem pessoas morre todos os anos asfixiadas e apenas com as tampas das canetas.
A BIC foi a primeira a mostrar essa cautela. Há anos o furo na tampa é obrigatório nas indústrias da marca. O padrão foi adotado pelas demais e hoje é sinal de mais segurança. As primeiras canetas foram produzidas em 1950.
Com os anos, a BIC passou por melhorias até se transformar na grande referência que é hoje. Pensando cada vez mais na experiência dos consumidores, todas as canetas passaram a ter o famoso buraquinho visto que a passagem de ar é garantida por meio dele.
Outra curiosidade: já notou os furinhos na parte transparente da caneta? Eles foram pensados para igualar a pressão atmosférica dentro e fora do objeto. Sem eles, ninguém poderia embarcar em um avião com uma caneta. Se tentassem, o desastre era certo! Ela, com toda a certeza, estouraria e faria uma bagunça.