A sensação de se sentir melhor após a ingestão pode ser algo característico de alguns alimentos. Alguns deles realmente nos deixam felizes e existem motivos químicos para tudo isso, além de toda a questão dos instintos humanos que nos cercam.
Veja também: Estudo aponta quais são as músicas traduzem o sentimento de felicidade
Os alimentos que são conhecidos por nos proporcionar felicidade, são aqueles que possuem quantidades boas de triptofano. Ele é um aminoácido que estimula a serotonina (neurotransmissor associado com a felicidade e que afeta as sensações de bem-estar). Tendo em mente essa explicação, vamos falar sobre os alimentos.
Banana
Começando por um dos alimentos mais populares e comuns em nosso cotidiano, a banana é uma verdadeira aliada da felicidade. A banana é uma fonte de carboidratos que facilita a produção da serotonina.
Além disso, ajuda no combate à ansiedade por causa da sua vitamina B6 que ajuda a conduzir adequadamente os nossos impulsos nervosos. O seu primeiro lugar dá-se principalmente pelo fato de que, em todo o decorrer da lista, continua a ser a mais consumida de todas.
Por fim, é conhecida como “fruta da felicidade” e sua recomendação antes de prática de atividades físicas é recorrente, uma vez que ajuda na energia e na disposição.
Nozes
Graças ao seu magnésio, as nozes evitam a depressão, insônia e ansiedade e tem uma importância geral no nosso humor. As nozes também são ricas em vitaminas e minerais, do mesmo jeito que têm ômega-3 e ômega-6, trazendo benefícios gerais à nossa saúde. Lembrando que todos os alimentos que serão citados são ricos em triptofano.
Chocolate amargo
O chocolate amargo também tem triptofano. Já o chocolate, de forma geral, contém um grupo de alcalóides neuroativos que elevam os níveis de dopamina e serotonina que afetam diretamente o nosso humor. Falando de outros efeitos, vale ressaltar a cafeína no chocolate, que pode ajudar a nos sentir mais energéticos por um tempinho.
Espinafre
O espinafre é um alimento rico em ácido fólico que regula os níveis de serotonina e ajuda na pressão arterial por causa de seu nitrato inorgânico que é transformado em óxido nítrico no organismo. Além disso, contém propriedades antioxidantes que ajudam no funcionamento do sistema nervoso e dos nossos cérebros. Por fim, a vitamina B9 é um aspecto presente que deve valorizar o consumo desse vegetal.