O abono salarial é um benefício oferecido por meio do Programa de Integração Social (PIS) aos trabalhadores formais da iniciativa privada. A iniciativa também foi criada pelo governo para apoiar o desenvolvimento das empresas do setor.
Leia mais: Trabalhadores vão receber ‘bolada’ do FGTS em 2023. Você está na lista?
Para consultar e receber o benefício, o interessado deve ter em mãos seu número PIS, que é um cadastro feito para identificar cada trabalhador. A numeração pode ser encontrada em diversos documentos e canais físicos e digitais, sendo eles:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Telefone 135;
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Cartão Cidadão;
- Agências da Caixa Econômica Federal.
Abono salarial PIS
Depois de descobrir o PIS, é possível verificar mais informações sobre o abono salarial. O benefício é de até um salário mínimo (hoje R$ 1.212) por pessoa, de acordo com o tempo trabalhado no ano considerado para apuração. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio.
Em 2022, o governo liberou o abono referente ao ano-base 2020. Todos os profissionais que atuaram com carteira assinada naquele ano podem sacar, desde que cumpram os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos em 2020;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais em 2020;
- Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como consultar o PIS?
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pelo pagamento do PIS, por isso o interessado pode consultar informações em um de seus canais de atendimento:
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- Site da Caixa;
- Telefone 0800 726 0207.
Outra opção é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS), ou ainda ligar para o telefone da Central Alô Trabalho, no número 158.