scorecardresearch ghost pixel



Abono salarial do PIS/PASEP teve pagamento confirmado para 2023?

Calendário do benefício de até um salário mínimo passou por mudanças que devem refletir nos pagamentos do próximo ano.



Milhões de trabalhadores que atuaram como funcionários da iniciativa pública ou privada em 2020 tiveram a chance de sacar o abono salarial PIS/Pasep neste ano. Embora geralmente o calendário seja referente ao tempo de serviço ano anterior, houve atraso nos pagamentos por conta do adiamento de um dos cronogramas.

Leia mais: Trabalhadores podem receber até R$ 10 mil de FGTS; veja se é o seu caso

A princípio, os trabalhadores esperavam poder sacar o benefício em dobro, sendo um relativo a 2020 e outro a 2021. Acontece que o governo decidiu adiar novamente o calendário e transferiu os repasses que ocorreriam este ano para o futuro.

A expectativa é que tanto o abono do ano passado quanto o deste ano sejam liberados em 2023. Se isso ocorrer, cada trabalhador poderá sacar até dois salários mínimos de uma só vez.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, responsáveis pelo PIS e pelo Pasep, respectivamente, ainda não confirmaram os repasses nem divulgaram qualquer calendário. A esperança dos brasileiros é que ao menos um dos pagamentos seja feito no próximo ano para garantir uma renda extra a milhões de pessoas.

Quem pode sacar o abono PIS/Pasep?

O Ministério do Trabalho e Previdência estabeleceu quatro critérios para liberação do benefício aos funcionários de empresas privadas e servidores públicos. Confira quais são:

  • Ter trabalhado ao menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, naquele ano;
  • Ter registro no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
  • Estar com todos os dados corretos na RAIS e e-Social.

Quem vai receber em 2023?

Se ambos os calendários do abono salarial forem de fato pagos no próximo ano, todos os trabalhadores que atuaram em 2021 e também em 2022 terão direito ao saque, desde que cumpram os os requisitos. Para cada mês trabalhado, o governo concede 1/12 do salário mínimo em vigência. Isso significa que quem trabalhou formalmente todos os meses do ano pode pegar o valor cheio, que hoje é de R$ 1.212.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário