As pessoas não enxergam o mundo como os seus pets, então às vezes confundem certas reações. Sendo assim, é preciso saber interpretar suas reações a partir da sua natureza animal. A domesticação envolve perceber cuidadosamente as necessidades de cada espécie, adaptando-as ao ambiente doméstico, de modo que os felinos não se frustrem.
Veja também: Por que os gatos não gostam de ficar em ambientes com portas fechadas?
Não faça isto com o seu gato!
Esquecer de limpar a caixa de areia
Os gatos fazem questão de estar limpos, por isso sempre estão lambendo o próprio pelo, no intuito de eliminar partículas estranhas. Caso ele perceba alguma negligência em relação à caixa de areia, pode começar a adotar uma postura resistente, evitando urinar, o que prejudica sua saúde.
Ficar fazendo barulhos com o objetivo de assustar
Primeiramente, não há motivos para assustar o gato, mesmo porque essa atitude é extremamente prejudicial. Sua audição é muito mais sensível e o medo gera uma reatividade agressiva. Ainda que ele fique quieto, no canto, jamais escute música em volume alto e deixe-o exposto a fogos de artifício.
Não trocar a comida que está velha
Um detalhe muito importante na dieta dos felinos é que eles não devem consumir apenas ingredientes secos. Dessa forma, o sachê ajuda a garantir todos os nutrientes, mas a desatenção em deixar a ração no pote até que ela acabe, não considera que os pets estão deixando de comer.
Ficar provocando insistentemente
Puxar o rabo, balançar seu corpo e realizar várias brincadeiras que são estimuladas nas redes sociais não é algo recomendado. Esses estímulos causam muito estresse, fazendo com que ele deixe de confiar em você.
Mudar o gato de lugar toda hora
‘’Em gato que está descansando ninguém mexe’’ não é uma regra qualquer, pois o sono regular não deve ser interrompido. Seu metabolismo depende de horas de soneca diária, então não fique interrompendo uma etapa do seu ciclo vital.