scorecardresearch ghost pixel



Por que os gatos não gostam de ficar em ambientes com portas fechadas?

Já viu algum vídeo de um gato pulando na maçaneta tentando abrir a porta? O motivo por trás disso é biológico e curioso e está ligado com o instinto do felino. Ficou curioso? Vamos dar uma olhada!



O instinto animal é um dos objetos de estudos, especialmente alguns comportamentos curiosos em animais domésticos, conhecidos pela população. Exemplo disso são os cães e os gatos, que protagonizam pesquisas visando o entendimento dos pets. 

Veja também: Quais são as consequências de oferecer pão para gatos e cachorros?

Alguns comportamentos que podem parecer engraçados escondem um significado por trás. Você, como tutor ou tutora do seu pet, deve ficar atento nestes detalhes. Como o caso do gato, que tenta abrir uma porta à força, agarrando suas patinhas na maçaneta da porta. Qual seria o motivo?

Qual o instinto do gato e como influencia nessa questão?

Inicialmente, é preciso saber que gatos são animais que gostam de vagar pelos lugares, seja pela rua, dentro da casa ou do apartamento. Eles também gostam de escalar as coisas, são animais ativos, padrão acompanhado pela furtividade dos felinos. Também são considerados animais territorialistas, isto é, eles gostam de ter o território para eles, sob o controle deles.

Gatos não gostam de obstáculos!

Naturalmente, eles são animais com um amplo local de circulação e não gostam de nenhum tipo de obstáculo que os impeça de ser ‘livre’. Há uma necessidade do animal de conhecer aquilo que está do outro lado, neste caso, do outro lado da porta, uma vez que os gatos se consideram os donos da casa, e como qualquer dono, ele vai querer sempre saber de tudo.

Para os donos, fiquem atentos nesta questão: não deixem o gato sozinho separado por uma porta, ele vai querer saber o que está acontecendo com você e ter um campo de visão da sua pessoa. 

Apesar do gesto parecer anormal e motivo de risos para alguém, existe toda uma ansiedade por trás do instinto do gato de querer saber aquilo que está do outro lado. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário