Frio nas mãos e nos pés? Cuidado! Isso pode ser má circulação

Frio nas mãos e nos pés pode ser sinal de outras doenças, algumas delas ligadas à má-circulação. Fique atento aos sintomas do seu corpo.



Muitos compreendem que o frio reduz a atividade do sistema imunológico, mesmo quem não tem uma rotina tão saudável. Quando a temperatura está baixa, aqueles que sentem calafrios acreditam ser normal, uma resposta aceitável do corpo. Contudo, é preciso estar atento a determinadas alterações mais graves, que precisam de intervenção médica e tratamento. 

Veja também: Se você tem estes sintomas, é possível que esteja com o colesterol alto

Problemas ligados ao calafrio 

Você já viu alguém tremendo de frio ainda que estivesse bem agasalhada, embaixo das cobertas ou cheia de blusas e casacos? Pois é, essa sensibilidade pode representar o sintoma de diversos problemas clínicos. Entre eles, a micose, frieiras, varizes e a Doença Arterial Periférica (DAP), que segue sendo estudada na garantia de favorecer os médicos na hora do diagnóstico. 

A Doença Arterial Periférica

Enquanto a Síndrome de Raynaud compromete o fluxo sanguíneo em certas regiões do corpo, a Doença Arterial Periférica (DAP), reflete nas extremidades. Sendo assim, membros inferiores e superiores, ficam ‘’gelados’’. Essa situação eleva o risco de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte agudo do miocárdio, associado ao formigamento e cansaço. 

Comece mudando os seus hábitos 

Todas as pessoas devem encontrar modos de prevenção ou a progressão dessas patologias, mudando os próprios hábitos. Faça exercícios físicos, crie um planejamento alimentar e não menospreze o horário de descanso, consumo de água e escolhas saudáveis. Essa mudança de atitude é primordial para interromper o ciclo de incômodos e falta de energia no dia a dia. 

Sua alimentação é determinante 

Comece incluindo frutas diariamente e inclua no cardápio alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão e outros peixes gordos. Pimenta caiena, amoras, abóbora, nozes, melancia, laranjas, sementes, alho e gengibre precisam estar sempre à sua disposição na cozinha. Faça exames de rotina para acompanhar seu estado de saúde, principalmente se você estiver com alguma condição crônica. Caso tenha alguma demanda nutricional específica, recorra ao nutricionista. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário