O Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é o principal banco de dados com informações sobre as famílias brasileiras. É por meio dele que o Ministério da Cidadania faz a inclusão das famílias nos diversos benefícios sociais. Saiba como fazer a inscrição sem sair de casa.
Leia mais: Serviço de startup permite checagem de CPF e CNPJ pelo WhatsApp
As primeiras etapas da inscrição podem ser feitas pela internet. Basta acessar o aplicativo do CadÚnico e incluir as primeiras informações. É a etapa do pré-cadastro. Depois dela as famílias têm até 120 dias para procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Inscrição no CadÚnico sem sair de casa
A ideia é facilitar a inclusão dos dados e evitar filas e demora no atendimento. Para tanto, as famílias podem aproveitar a facilidade de fazer a primeira etapa de inscrição no CadÚnico sem sair de casa.
Mas depois será preciso procurar uma unidade do Cras, que deve ser consultada em cada município. O próprio aplicativo do CadÚnico indica qual o ponto de atendimento mais perto do cidadão.
Lembrando que as famílias devem apresentar documentos do responsável familiar, que precisa ter pelo menos 16 anos. É necessário levar também os documentos dos demais moradores da casa, como o CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento, carteira de trabalho e vários outros documentos listados no aplicativo.
Depois de fazer o pré-cadastro pela internet o responsável familiar passa por uma entrevista de cadastramento. É a hora de informar detalhes sobre a família ao entrevistador social.
Para se inscrever no CadÚnico é preciso que a renda mensal seja de até meio salário mínimo por pessoa ou ainda que a renda mensal total seja de até três salários mínimos.
As pessoas que vivem em situação de rua também podem se cadastrar, assim como as famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas sociais em qualquer esfera do governo.