Boa notícia para quem já se incomodou ao precisar escrever uma segunda mensagem no WhatsApp correndo ao encaminhar uma mensagem original de outra conversa. Isso porque o aplicativo enfim começou a liberar a capacidade de adicionar legendas em mensagens encaminhadas.
Leia também: Converse sozinho no WhatsApp: função é FINALMENTE liberada no app
No entanto, o recurso ainda está limitado a testadores. A versão Beta 22.23.77 do aplicativo disponibilizou a capacidade para algumas pessoas, que agora podem dar mais contexto ao conteúdo compartilhado com contatos de forma mais direta.
Atualmente, na versão estável do aplicativo, as mensagens encaminhadas não podem ser enviadas com legendas. Hoje, quem quiser dar mais contexto ao envio ao envio deve compartilhar o material e complementar o papo com outra mensagem. Isso, por sua vez, gera trabalho duplo e que nem sempre acontece com a agilidade desejada.
Com a nova função, isso não será mais necessário: o remetente poderá anexar conteúdo em texto (incluindo emojis) ao pacote encaminhado assim como faz quando envia vídeos, fotos e documentos no app.
Quando está disponível, a função aparece como uma caixa de texto na tela de seleção de destinatários do encaminhamento. Assim, basta selecionar o campo, digitar o que quiser e enviar.
Sem previsão de lançamento
O encaminhamento de mensagens com legendas não tem previsão de lançamento definitivo. Apesar disso, por se tratar de uma adição aparentemente simples e muito aguardada, não deve demorar para que a Meta libere a novidade para todo mundo.
Além de legendas no WhatsApp: outras novidades para 2023
Uma novidade muito aguardada por quem usa o WhatsApp é o recurso de Comunidades, já liberado fora do Brasil, mas restrito aqui por conta das eleições de 2022. No nosso país, o recurso deve ser liberado em 2023 apenas.
O recurso é poderoso. Isso porque cada comunidade pode ser constituída por um conjunto de grupos de WhatsApp, que agora podem ter até 1.024 pessoas.
Dentro da comunidade, um administrador pode enviar mensagens a todos os participantes, apagar mensagens específicas e até excluir com mais facilidade quem estiver desrespeitando as regras de convivência.
Outra novidade é a capacidade de realizar videochamadas com até 32 pessoas e enviar arquivos de até 2 GB no aplicativo.