Há alguns anos o debate sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos, especialmente nas frutas e legumes, levanta algumas discussões interessantes. Afinal, será que vale a pena descascar um desses vegetais para se livrar dos venenos agrícolas ou é melhor comer com a casca?
Veja também: Descoberta a fruta da felicidade! Saiba porque ela vai te deixar mais feliz
A dúvida surge da premissa que as cascas dos vegetais acumulam a maior parte dos nutrientes. Logo, seria um desperdício de “saúde” retirar as cascas apenas para evitar agrotóxicos. Ou seja, o dilema se concentra na atitude que mais pode gerar benefícios ou riscos ao corpo humano.
É melhor tirar a casca para se livrar de agrotóxicos ou não?
Primeiramente, é preciso entender que sim, as cascas contam com uma quantidade significativamente grande de nutrientes. No entanto, elas não são mais nutritivas do que a polpa em muitos alimentos.
Os agrotóxicos são pulverizados nas plantações, o que faz com que fiquem acumulados nas folhas e nas cascas. Ainda assim, vale mais a pena manter a casca sempre que o vegetal permitir isso.
As cascas são ricas em fibras e ajudam no sistema digestivo, na regulação da pressão arterial, no metabolismo dos açúcares e das gorduras. Por isso, para evitar o consumo de uma grande quantidade de agrotóxicos, o que você deve fazer é aplicar uma boa higienização.
Aliás, vale a pena mencionar que alguns alimentos mais porosos, como morango, pepino e uva, absorvem os defensivos facilmente. Sendo assim, eliminar o revestimento externo não fará muita diferença.
Como higienizar os vegetais corretamente?
Lave os alimentos em água corrente e faça uma imersão com 1 litro de água e 1 colher de chá de água sanitária. Deixe-os assim por 15 minutos, mas antes de comer lave bastante para retirar todo o excesso de substâncias indesejadas.
O cozimento também reduz bastante os níveis de agrotóxicos, mas também pode eliminar boa parte dos nutrientes.
Uma alternativa interessante é a de consumir produtos orgânicos e bem higienizados. Dessa maneira você garante os benefícios ao organismo.