Uma decisão do Senado foi aprovada nessa segunda feira (12) com o intuito de anular o IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas. Assim, a isenção passará a valer a partir do dia 1 de janeiro de 2023, de acordo com a nota divulgada no Diário Oficial da Associação 11º.
Leia mais: IPVA deve subir novamente em 2023; valor preocupa brasileiros.
No entanto, a decisão de isentar ou abaixar o valor do IPVA para motocicletas ficará a critério do governo dos estados. A princípio, o projeto do senador Chico Rodriguez (União Brasil – PR) previa o limite de motos de até 150 cilindradas. Contudo, o relator Mecias de Jesus (Republicanos – RR) alterou o limite para 170 cilindradas.
Aumento no número de motos nas ruas brasileiras
Com a alteração de Mecias, a Honda CG 160, modelo mais vendido no Brasil, entra na resolução de isenção do IPVA. Atualmente, cerca de 33 milhões de brasileiros possuem a certificação de habilitação na categoria A, necessária para conduzir motocicletas. Além de ser utilizada para locomoção diária, muitos cidadãos também usam as motos como hobby ou por comodidade.
Dessa forma, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatrans) afirmou que o número de pessoas habilitadas para dirigir motocicletas e afins aumentou em 17,5% no ano passado. Muitos atribuem o aumento do número de motos nas ruas devido aos serviços de delivery durante a pandemia. No entanto, as pesquisas demonstram que a razão foi outra.
A verdade acerca do aumento das motos nas ruas é devido aos motoristas buscarem por meios de transportes rápidos e econômicos. Assim, a pesquisa comprova que para 91% dos novos compradores, o motivo da compra foi para viagem, seguido de lazer (66%) e trabalho (15%).
Mulheres ajudam a impulsionar o mercado de motos
Além do aumento do número de brasileiros com a CNH tipo A, o aumento da participação feminina também foi essencial para impulsionar o mercado de vendas das scooters no Brasil. Sendo assim, 10.195 unidades foram vendidas apenas em julho, atingindo a quantidade recorde.
Ademais, de janeiro a julho de 2021, 61.677 scooters foram cadastradas, de acordo com um levantamento realizado pela Abraciclo. O volume teve um aumento de 59,2% em relação ao mesmo período do último ano.
Por fim, as scooters representam a parcela de 9,8% dos veículos de duas rodas vendidos no país somente esse ano. Já em relação às mulheres, elas são 30% do total dos usuários de motos.