A Carteira Nacional de Trânsito (CNH) dos brasileiros está de cara nova desde junho deste ano. Além de um visual mais moderno, com cores e elementos visuais atualizados, o documento também ficou mais seguro e protegido contra fraudes e falsificações.
Leia mais: Vitória para ESTES motoristas! Isenção do IPVA 2023 é aprovada
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os brasileiros não precisam correr para solicitar a atualização da habilitação neste primeiro momento. O processo de substituição ocorrerá de forma gradativa, conforme os motoristas precisarem emitir ou trocar o documento por algum motivo.
Nesse sentido, a solicitação da nova CNH precisa ser feita por alguns grupos específicos de condutores. A seguir, confira se você faz parte de algum deles.
Quem precisa atualizar a CNH agora?
Basicamente, apenas quem de fato tem necessidade de fazer alguma alteração no documento deve substituir o modelo antigo pelo novo agora. Veja as situações em que a troca é obrigatória:
- Renovação da CNH vencida;
- Emissão da carteira de habilitação;
- Necessidade de alterar alguma informação;
- Adição de nova categoria;
- Motorista que passou por processo de reabilitação;
- Obtenção da habilitação estrangeira.
Excluídos esses casos, a troca pode ser feita após o vencimento do prazo de validade.
Observe o prazo de validade
É importante considerar que o prazo de validade da habilitação continua o mesmo e que o condutor deve observá-lo para não sofrer penalidades por estar cometendo uma infração gravíssima. Dirigir com a carteira vencida há mais de 30 dias gera multa de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira e retenção do veículo.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a CNH vence de acordo com a idade de motorista, confira os prazos:
- Motorista com até 49 anos: validade de 10 anos
- Motorista entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos
- Motorista a partir dos 70 anos: validade de 3 anos.