As bactérias estão por todos os lados. Alguns hábitos demonstram uma completa falta de higiene. O descuido pode provocar a proliferação de microrganismos perigoso para a saúde e o bem-estar de toda a família. Saiba quais são os erros que você comete que mais trazem bactérias para o seu lar.
Leia mais: Sua higiene é duvidosa: veja 5 hábitos comuns que vão provar isso
Muita gente não se atenta os “vacilos” que já se tornaram comuns do dia a dia, mas eles se tornam hábitos perigosos, então é preciso dar um puxão de orelha. Sem perceber, essas falhas podem deixar a sua casa infestada e colocando a sua família em risco. Veja algumas práticas que devem ser eliminadas de uma vez por todas.
Bactérias em casa
Os microrganismos – como o nome já diz – são tão micros que sequer podem ser vistos a olho nu. É por essa razão que muitas pessoas criam uma verdadeira mina de bactérias em casa sem nem perceber o que fizeram de errado.
Veja abaixo dicas para cuidar melhor da higiene e evitar a presença de bactérias. Os erros mais comuns são:
Deixar a comida no fogão por muito tempo: depois do almoço ou jantar, nunca deixe a comida dentro da panela do lado de fora da geladeira. Isso pode aumentar o risco de bactérias e comprometer toda a refeição. Em alguns casos, a situação é tão grave que pode causar até intoxicação alimentar.
Comer alimentos que caíram no chão: a regra dos segundos não deve valer para todos os casos! Quando um alimento cair no chão, nem pense em pegar e colocar na boca. Menos ainda em tempos de Covid-19 e com os sapatos extremamente contaminados da sujeira das ruas.
Se você chega em casa e anda pela cozinha, por exemplo, pode ter carregado vírus e germes. Sendo assim, nem pense em pegar algo do chão e colocar na boca. Atenção especial com as crianças!
Pano de prato secando na pia: sabe aquele pano de prato que fica perto da torneira e serve para tudo? Você passa na mesa depois das refeições e seca a pia por completo. Pois é! Ele é uma moradia e tanto para as bactérias, principalmente se ficar muito tempo molhado. Seu uso acabará levando prejuízos à saúde.
Esponja de lavar usada por muito tempo: é um dos erros mais comuns! A falha pode custar caro e aumentar a contaminação por bactérias. O ideal é trocar a esponja pelo menos uma vez por semana.