Muitas plantas absorvem calor do ar para produzir alimento, o que pode ajudar a reduzir a temperatura. Isso acontece naturalmente durante o processo de fotossíntese, pois os vegetais liberam oxigênio e os átomos de água que sequestram as massas pesadas da atmosfera. Também são responsáveis por regular as condições de umidade e ajudar a evitar o aquecimento dos espaços.
Veja também: ‘Selva urbana’: 3 plantas que crescem rápido para deixar a casa verdinha
Escolha cuidadosamente os lugares
Uma forma eficaz de usar as plantas para refrescar a casa é colocá-las em locais específicos, como em uma varanda ou em vários pontos de luz direta. Além disso, certas espécies, como a alcaparra, a hortelã-pimenta, o boldo e a manjericão são especialmente adaptadas na intenção de reduzir o aspecto abafado. Na natureza, esse processo ocorre em grandes escalas, a partir das florestas.
Conheça as melhores espécies de planta para refrescar a casa
Palmeira Areca
A palmeira Areca (ou Dypsis lutescens) é uma planta de interior com flores amarelas graciosas, formando um cacho no topo. Ela é boa para combater formaldeído, benzeno e tricloroetileno, usados em tintas para casa.
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma planta de interior ornamental com folhas em forma de espada. É excelente para prevenir os efeitos de monóxido de carbono, amoníaco, formaldeído e xileno.
Boston Fern
A Boston Fern é uma planta de folhagem de tamanho médio que pode ser facilmente arranjada em vasos. Ela é boa para absorver formaldeído e amoníaco, encontrados em lixívia, produtos químicos de limpeza e cigarros.
Mara de Bom Jesus
A Mara de Bom Jesus é uma planta de sombra que produz flor lilás e folhagens no verão. Ela ajuda a remover o tricloroetileno e benzeno do ar, responsáveis pelo agravamento de doenças respiratórias.
Dracaena
As Dracaenas são populares plantas de interior que possuem folhas rígidas, brilhantes e longas. As dracaenas possuem propriedades de purificação do ar, especialmente no que se refere ao triclorometil.
Lírio da Paz
Esta planta de baixa manutenção com flores brancas frágeis e lindas, remove o formaldeído e as substâncias tóxicas provenientes do cigarro. Além disso, também contribui para a purificação do ar, como se fosse um filtro.
Devido aos seus altos níveis de toxicidade, o formaldeído é considerado uma substância totalmente perigosa, portanto, é necessário eliminá-lo do ar.