Cereja em calda é feita com chuchu? Verdadeira composição surpreende

A indústria alimentícia esconde muitos segredos e muitos produtos podem ter ingredientes inusitados que as pessoas costumam desconfiar.



A cereja em calda industrializada de chuchu é um alimento que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Apresentando uma maciez e sabor incríveis, este delicioso confeito é feito a partir do vegetal, açúcar, água e farinha de trigo. 

Veja também: Aprenda a utilizar a casca do chuchu de um jeito surpreendente

Contudo, nem todas as versões disponíveis nos mercados têm esses ingredientes, ou seja, só algumas marcas acabam usando o legume como base nas receitas, buscando reduzir custos. 

Basta olhar o rótulo

A Lei 11.903/2009 é uma legislação regulamentadora brasileira que foi criada para regular a forma como os ingredientes dos produtos são divulgados aos consumidores brasileiros. Segundo o seu texto, qualquer fabricante que produza alimentos, bebidas, cosméticos, medicamentos ou produtos para limpeza deve fornecer informações detalhadas e verdadeiras sobre os seus principais componentes nos rótulos de forma visível.

Tipos de cereja consideradas premium 

  • Cereja Burlat: produzidas na Europa, geralmente de cor avermelhada, são mais doces e têm um sabor bem pronunciado.
  • Cereja Kent: também conhecida como cereja de luxo, é de cor escura, com sabor mais adocicado e frutado, mais cara que outros tipos. 
  • Cereja Lapin: polpa crocante e sabor suave. É considerada mais suculenta.
  • Cereja Bing: de cor vermelho-escura, sabor doce e textura polposa, mais resistente aos processos de transporte e armazenamento. 
  • Rainha Cláudia: muito aromática, com sabor adocicado e textura sedosa, mais cara que as demais espécies de cereja. 
  • Cereja Marasco: sabor intenso, mais escura, de polpa ligeiramente acidulada e maturação tardia. 
  • Cereja Montmorency: também conhecidas como cerejas-de-padeiro, tem um sabor ácido acompanhado de um toque adocicado. 
  • Cereja Van: grande e volumosa, com um sabor agradável, a textura é adocicada e mais suculenta que a de outras variedades de cerejas.

As propriedades do chuchu 

As indústrias alimentícias usam chuchu para fazer cereja em calda devido às suas propriedades naturais. O chuchu é rico em açúcares, sendo a sua textura macia, substancial e com um sabor adocicado.

Esse conjunto de características permite que se misture de forma homogênea com o açúcar, o ácido cítrico e o xarope de milho, formando uma consistência cremosa e saborosa. A abundância desse ingrediente garante que os custos sejam baixos, diferente do plantio das opções mencionadas acima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário