scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a utilizar a casca do chuchu de um jeito surpreendente

O chuchu é um alimento bem popular e muito consumido no Brasil, porém apenas a sua polpa. Poucas pessoas sabem que dá para reutilizar a casca de chuchu e se surpreender com o resultado dessa ação. Aprenda hoje como você pode fazer isso de forma criativa e prática. Veja também: Ainda guarda tomates na geladeira? […]



O chuchu é um alimento bem popular e muito consumido no Brasil, porém apenas a sua polpa. Poucas pessoas sabem que dá para reutilizar a casca de chuchu e se surpreender com o resultado dessa ação. Aprenda hoje como você pode fazer isso de forma criativa e prática.

Veja também: Ainda guarda tomates na geladeira? Saiba porque você deve retirá-los de lá hoje mesmo

Melhor dica para reutilizar a casca do chuchu em casa

A melhor dica para dar uma utilidade à casca do chuchu que iria para o lixo é utilizá-la como adubo. Saiba que o vegetal é extremamente nutritivo para o solo. No entanto, não jogue as cascas diretamente sobre as plantas do seu jardim.

O ideal é separar um local e colocar as cascas nele para que comecem a se decompor. Aproveite para misturar folhas secas e até um pouquinho de terra. Depois de 15 ou 20 dias, já dá para misturar o adubo de casca de chuchu com o substrato de suas plantas.

Casca do chuchu é nutritiva para a horta

A boa notícia é que o fertilizante de casca de chuchu é altamente nutritivo para a sua horta caseira. Se quiser dar ainda mais poder a ele, triture algumas cascas de ovos lavadas e misture no meio do adubo que está em decomposição.

Você também pode adicionar cascas de frutas (que não sejam cítricas) e de outros vegetais. Lembre-se apenas de que todas as cascas, incluindo a do chuchu, devem ser dos alimentos ainda crus. Ou seja, não utilize casca cozida para fazer adubo na sua casa.

Depois de pronto, o adubo não tem data de validade e pode ser mantido no seu quintal por meses a fio. A dica aqui é criar uma área de compostagem para descartar os restos de vegetais, folhas e outros materiais que possam enriquecer ainda mais o fertilizante. Borra de café também pode entrar na composição do adubo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário