O choro de um bebê é sempre considerado um enorme enigma para os pais. Será que o pequeno está com cólicas, sono, fome ou com a fralda cheia? Todos os pais já quiseram que seus filhos pudessem falar o que sentiam mesmo quando recém-nascidos. Por isso, especialistas trabalham para desenvolver um dispositivo capaz de traduzir as expressões do bebê.
Veja também: ‘Fazenda de bebês’ terá até 30 mil gestações por ano, diz cientista
O Q-bear, como foi chamado, foi apresentado no CES 2023 e utiliza inteligência artificial para identificar os diferentes tipos de choro do bebê e entender o que ele está querendo expressar. A invenção é da empresa Quantum Music, de Taiwan, e pode ser colocado no berço ou no carrinho do bebê.
Foram estudados mais de 10 mil tipos de choro de bebê
Em seu banco de dados, o Q-bear conta com quase 10 mil tipos diferentes de choro de bebê. Isso serve para que ele trace parâmetros e entenda o que o pequeno está sentindo quando começa a chorar. 10 segundos depois que o neném chorou, o dispositivo já consegue fazer uma tradução.
Um detalhe importante revelado pela empresa é que quanto mais o aparelho for usado, mais preciso ele será. Isso porque, como usa inteligência artificial, o próprio objeto passa a entender as maneiras individuais de cada bebezinho.
Q-bear também pode ser usado para a saúde
Outro ponto interessante da tecnologia é que ela pode ser usada como monitor de saúde da criança. O Q-bear conseguirá medir se o bebê está muito sonolento, por exemplo. Pelo choro, será possível entender se a fralda está suja, se está com fome, sono ou com algum tipo de necessidade.
Por fim, o aparelho também tocará músicas relaxantes e reconfortantes para o bebezinho. Há, entre as gravações, um som semelhante ao do útero da mãe, reconhecido como um ambientador de relaxamento para qualquer recém-nascido.
Vale destacar que a tecnologia ainda precisa ser aprimorada e não deve acertar 100% das vezes. Contudo, será capaz de oferecer alguns indícios aos pais de primeira viagem.
Foto: goodluz/Shutterstock