Atenção, “chocólotras”: ciência descobre o que causa o vício em chocolate

O motivo pelo qual todos adoram comer chocolate vai muito além de suas características mais comentadas. Confira o que os cientistas descobriram.



Por que será que o chocolate causa tanta dependência no paladar humano? Se você sempre achou que a mistura de gorduras com açúcares seria a resposta, pode estar enganado. Aliás, mesmo a capacidade de liberar serotonina no organismo parece não ser a questão aqui.

Veja também: Vício em queijo existe ou o vilão é apenas o chocolate? Veja o que diz a ciência

A verdade é que o chocolate causa um efeito inesperado por meio da sensação que sua textura causa na boca.

Textura do chocolate é o que causa o vício na substância

Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram que o que mais seduz no chocolate é a textura que ele possui. Exatamente, não é o gosto, o aroma ou as reações químicas que se configuram como os principais fatores de “vício” do alimento.

De acordo com os cientistas, o efeito de derreter na boca é quase exclusivo do chocolate. Outros alimentos não oferecem a mesma sensação para quem os come.

Na verdade, a camada mais gordurosa que reveste o núcleo duro do doce parece ser justamente o ponto de atração.

A descoberta foi publicada na “ACS Applied Material and Interfaces”. No artigo, os pesquisadores analisaram o que ocorre quando uma pessoa come chocolate. Eles descobriram que o alimento tem um alto poder de viciar com base na textura que proporciona.

O mais impressionante é que a sensação de prazer é sentida quase que instantaneamente à entrada do alimento na cavidade bucal.

Descoberta pode ajudar na criação de novos produtos

Ao entender o que faz as pessoas se apaixonarem por chocolate, os cientistas sugerem que é possível criar uma versão mais saudável do alimento. Se forem capazes de proporcionar a mesma sensação de “derretimento” na boca, as pessoas tendem a aderir ao novo produto.

Outros estudos do gênero devem surgir para testar as descobertas e aprofundar o assunto a fim de entender exatamente o que acontece na boca e na mente humana ao comer um dos doces mais amados do planeta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário