O para-choque do carro tem uma “portinha”: você sabe para que ela serve?

Você já reparou uma espécie de tampa presa no para-choque do seu carro? Certamente já se perguntou para que ela serve e, se não encontrou a resposta, confira qual é ela.



Olhe atentamente para o para-choque frontal dos veículos estacionados na rua, especialmente para os mais novos. Se reparar bem, verá que existe algum quadrado ou círculo em cada um deles, como se fosse uma espécie de tampa ou “portinha”. Afinal de contas, para que serve essa área do para-choque e por que ela é diferente das demais? Entenda agora a explicação que você estava buscando.

Veja também: 9 “bugigangas” de carros que já deveriam vir de fábrica para facilitar a vida

Embora a dica seja olhar para o para-choque dianteiro (da frente), pode ser que essa estrutura esteja fixada no traseiro, dependendo do modelo do carro. Nome correto para o desenho de quadrado ou círculo é “tampa do olhal de reboque”. Sendo assim, se você achava que era uma tampinha, realmente acertou.

Para que serve a tampa presente no para-choque do carro?

A tampa do olhal de reboque serve para proteger um orifício que existe no para-choque do carro. Esse buraco dá acesso ao local onde cabos ou cordas podem ser amarrados em cada veículo com a finalidade de rebocá-lo.

Se o seu carro quebrou e não sai do lugar, você precisa de um reboque. Neste caso basta que alguém fixe a corda na estrutura que está além da tampa do olhal. A área foi projetada para fazer a força de reboque sem causar danos à estrutura do carro.

Mesmo assim, é importante sempre conversar com o operador do reboque sobre o assunto. Isso porque algumas situações pedem que o carro seja puxado de outras maneiras. O olhal de reboque deve ser usado em casos de emergência apenas.

Aliás, vale destacar que a implantação do dispositivo se deu depois que ele passou a ser obrigatório na Europa. Por lá, os veículos deveriam ter o olhal de reboque com entrada no para-choque dianteiro e também no traseiro.

Por meio da estrutura, o processo fica facilitado e diminui as chances de ocorrer qualquer acidente no caso de algum tipo de imprevisto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário