Crise na Americanas: quais investimentos estão em risco após o baque?

Segundo levantamento da Economatica, 1093 fundos tem a Americanas na composição das carteiras e foram prejudicados pela crise.



O rombo bilionário da Americanas tem deixado prejuízos incalculáveis. Mais de mil fundos de investimentos já foram prejudicados pela crise na empresa. Segundo levantamento da Economatica, 1093 fundos tem a Americanas na composição das carteiras. A crise respinga em todos eles.

Leia mais: Comprei nas Lojas Americanas, e agora? Veja quais são seus direitos

Todos os fundos têm perdido dinheiro por conta da desvalorização dos ativos da Americanas que estão no portfólio. O rombo divulgado até o momento é de bilhões de reais, afetando os investimentos de várias maneiras. Desde o anúncio das inconsistências, os papéis derreteram na Bolsa.

Crise atinge fundos de investimentos

Até agora, a empresa já perdeu mais de 90% do valor de mercado. Os impactos provocados pela crise na varejista podem ser de diferentes tamanhos.

Por exemplo, nos fundos de ações com maior exposição, a exemplo do Colorado FIA Ie, a participação da Americanas no portfólio é de 99,64%. Dessa forma, todos os fundos de investimentos imobiliários com relação direta com a Americanas sentem os efeitos.

É por razões como a crise da empresa que muitos investidores apostam sempre na diversificação do portfólio, de forma a reduzir os riscos e perdas.

Rombo afeta até renda fixa

Entre os fundos afetados pelo rombo na empresa estão ações, renda fixa e investimentos imobiliários. As informações consideram os dados de composição da carteira dos fundos de setembro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por essa razão, nos últimos quatro meses, os fundos podem ter comprado ou vendido ações ou debêntures das Americanas. Ou seja, o prejuízo pode ser maior ou menor. É apenas uma estimativa com base no último levantamento.

No caso dos fundos, eles perdem dinheiro por conta da desvalorização dos ativos da empresa. Desde que a empresa anunciou as “inconsistências contábeis”, a Americanas vem sendo rebaixada por diversas agências de risco, demonstrando as incertezas do mercado em relação ao futuro da empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário