O café é um alimento que faz parte do dia a dia dos brasileiros, mas poucos reconhecem a sua importância nutricional. Desde que seja bebido com moderação, dispensando o uso de açúcar e no momento certo, esta bebida apresenta inúmeros benefícios. Quem pretende reduzir os riscos de acidente vascular cerebral e problemas cardíacos deve incluir a iguaria na dieta.
Veja também: Beber café de estômago vazio faz mal ou tudo não passa de achismo?
Um estudo que analisa as potencialidades do café
A pesquisa mais recente sobre café publicada pela Sociedade Europeia de Cardiologia afirma que o potencial da bebida não se restringe à cafeína. Dessa forma, outras propriedades benéficas também foram encontradas na versão descafeinada. Sendo assim, mesmo aqueles que têm restrições por conta da substância, conseguem aproveitar algumas doses diárias.
Uma análise complexa e com resultados otimistas
Os estudos científicos mais confiáveis chegam a durar anos, à procura de hipóteses e até respostas temporárias. A observação mencionada partiu de uma avaliação de 12,5 anos, que teve 448.563 pessoas analisadas. O grupo que consumia até três xícaras de café, quase todos os dias, apresentou significativa redução nos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca congestiva, responsáveis por milhares de óbitos.
Apenas observações que auxiliam nas escolhas alimentares
Apesar de não oferecer uma resposta definitiva, o quadro proposto pelo Instituto Baker de Pesquisas sobre Diabetes e Coração de Melbourne, na Austrália, aponta que o café pode ser um aliado da longevidade. Contudo, cabe ressaltar novamente que o consumo diário para um adulto não pode passar de três xícaras equivalentes a 200ml cada, considerando que há pacientes com gastrite e outros problemas gastrointestinais que devem redobrar os cuidados.
Não é só o café que torna uma pessoa saudável
O acompanhamento dos grupos na pesquisa isolou uma variável, mas os pesquisadores não descartam a saúde integral. Escolhas saudáveis, como praticar atividade física, manter-se afastado do vício em álcool e cigarro, preparar refeições equilibradas e cuidar da autoestima continuam sendo fundamentais, ainda que o cigarro melhore esse desempenho, devido a presença de antioxidantes que desinflamam o corpo.