Robô ‘advogado’ será usado para defender réu pela primeira vez nos EUA

Ferramenta treinada por inteligência artificial, o robô 'advogado' vai orientar motorista para recorrer a multa de trânsito em uma audiência.



Um robô ‘advogado‘ treinado por inteligência artificial será usado de forma inédita em um tribunal nos Estados Unidos. Em uma audiência marcada para o dia 22 de fevereiro, a ferramenta irá orientar uma pessoa que deseja recorrer de uma multa de trânsito e que, até então, estava sem advogado.

Leia também: Assustador: ChatGPT ‘humilha’ estudantes ao ser aprovado em pós-graduação

A ferramenta foi desenvolvida pela startup DoNotPay (“não pague”, em tradução livre para o português), especialista em utilizar inteligência artificial para automatizar pedidos de reembolso e contestações de cobranças. A ideia é testar o usa da ferramenta e a dispensa de profissionais especializadas em causas mais simples.

Robô ‘advogado’ tem mais de 100 carreiras

Apesar de ser testado pela primeira vez em um tribunal, o robô da DoNotPay já é usado há anos para se comunicar com empresas por mensagens de texto. Ele funciona por aplicativo para iPhones (iOS) e por um chatbot no Messenger, da Meta, para usuários dos EUA e Canadá.

Atualmente, são mais de 100 serviços possíveis como o cancelamento de assinaturas, contestação de taxas bancárias, acionamento de seguros e muito mais. O robô já foi usado em mais de 2 milhões de casos, incluindo o cancelamento de 300 mil assinaturas, desde seu lançamento, em 2016, segundo a empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário