5 mitos (ou verdades) sobre a manutenção do carro; não acredite em tudo

A manutenção de um carro possui mais mistérios e mitos do que você imagina. Para não ser pego de surpresa, descubra o que é fato ou fake.



O começo do ano é um momento para rever as contas e descobrir se existe algum gasto a mais que precisa ser realizado na rotina. Isso inclui a manutenção do carro, tão temida pelos motoristas. Contudo, existem alguns mitos e verdades que merecem ser desvendados sobre o assunto.

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Confira algumas das questões da manutenção do carro que devem ser esclarecidas e que podem gerar contradições:

1 – Pneu deve ser calibrado sempre quando frios?

Verdade! A calibragem dos pneus deve ser realizada com eles frios, ou seja, nas primeiras horas da manhã ou antes de rodar muito tempo. Em dias muito quentes e depois de ter rodado muito tempo, a diferença de calibragem pode ser de até 5 psi, por exemplo. Isso acontece porque o ar quente dilata e dá a falsa impressão de que os pneus estão cheios corretamente.

2 – É sempre melhor completar o tanque do carro a mais

Você nunca deve pedir para que o frentista complete o tanque de combustível a mais do que o necessário. Sempre que a bomba for desarmada, pare o abastecimento. Rodar com mais gasolina do que o carro comporta pode desperdiçar combustível e danificar o cânister do veículo. Ele é uma espécie de filtro de carvão que capta gases e regula a pressão.

3 – Abastecer com combustível aditivado limpa o motor

Por mais que muitos achem que não, isso é realmente uma verdade. Bons combustíveis aditivados contam com uma espécie de detergente em sua composição que ajuda na limpeza das estruturas do motor. Isso faz com que o carro se torne mais econômico e tenha um desempenho melhor.

4 – Acelerar o carro antes de desligar ajuda a pegar mais rápido?

Algumas pessoas acreditam que dar algumas aceleradas antes de desligar o carro pode ajudar o motor a pegar mais rápido na próxima partida. Isso é apenas um mito. Embora um pouco de combustível possa ser acumulado, a verdade é que ele escorre pelo cárter e pode até contaminar o óleo. Ou seja, não faça isso.

5 – É preciso trocar pastilhas e disco de freio juntos?

Não. A verdade é que você não precisa trocar pastilhas e discos de freio ao mesmo tempo, já que o desgaste das peças pode ter tempos diferentes. Isso quer dizer que dá para trocar apenas as pastilhas ou só os discos, se for o caso.




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