Segundo o Mapa da Nova Pobreza, desenvolvido pela FGV Social a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,9 milhões de brasileiros viviam em situação de pobreza em 2021. Entretanto, muita gente que não está na condição de vulnerabilidade acaba passando por apertos financeiros desnecessários.
Leia mais: INTOCÁVEL: Você conhece o animal que não possui PREDADOR natural?
Para quem tem recursos para mudar sua situação, existem alguns hábitos que podem ajudar bastante. Boa parte dessa transformação é feita a partir da decisão de abandonar comportamentos inconscientes que nos prejudicam.
A seguir, confira quatro coisas que você precisa fazer para mudar sua maneira de investir e consumir para deixar de ficar sempre sem dinheiro.
Invista em você
Depois de pagar as contas e arcar com demais despesas, muitos brasileiros aplicam o que sobra em CDB, Tesouro Selic e até na poupança. Isso é ótimo, mas outra opção é usar esse dinheiro para pagar um curso, fazer uma especialização ou investir no seu crescimento profissional.
Essa dica vale para quem está estagnado profissionalmente ou pensa em abrir um negócio. Gastando com você mesmo as chances são maiores de ter um salário maior em menos tempo e conseguir aumentar o valor dos seus investimentos financeiros.
Seja patrão do seu dinheiro
É aquela velha história de faze seu dinheiro trabalhar para você. Mesmo investindo pouco, seus rendimentos serão recorrentes. Embora o impacto não seja grande coisa a curto prazo, ele vai aumentando conforme os aportes vão crescendo.
Aprenda a gerir seu dinheiro
Quem sabe gerir o dinheiro vê sua fonte de renda como um negócio, uma maneira de crescer e ampliar resultados. Essas pessoas não gastam tudo com prazeres momentâneos, e sim com aplicações financeiras de curto prazo, médio, longo prazo, além de reserva de emergência. Ou seja: elas planejam sua independência financeira.
Aumente seus ativos
Ao invés de comprar uma chácara e ter só despesas, alugue a propriedade para que ele deixe de ser um passivo e se torne um ativo. A maior parte das pessoas que adquirem passivos perdem oportunidades de fazer ele se tornar um ativo.